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04 Dezembro 2020 | Redação

Evento consolida importância da América Latina para o mercado global

Ventana Sur apresenta novidades do setor na região, incluindo realidade virtual

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(Foto: Divulgação)

Um dos maiores eventos do mercado audiovisual da América Latina, o Ventana Sur, termina hoje (4) em uma edição com formato inovador, consequência do contexto pandêmico em que vivemos. O evento aconteceu de forma online com mesas e screenings transmitidos de cinco diferentes cidades: Madrid, Cidade do México, São Paulo, Santiago do Chile e Colômbia.

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O evento contou com forte presença brasileira, não só em mesas e ações, como também em destaque com suas produções: The Pink Cloud, de Iuli Gerbase, Fogaréu, de Flavia Neves, e The Joy of Thing, de Thais Fujinaga. As três diretoras “têm atitude”, segundo análise da Variety. “Todos os três títulos carregam, implicitamente, uma agenda feminista. Eles costumam abraçar o gênero e podem ser ambiciosos em termos de estilo. Qual pode ser o futuro dessas diretoras em um Brasil, cujo governo faz uma guerra à cultura, é outra questão”, diz a análise assinada por John Hopewell e Jamie Lang para o veículo norte-americano.

Aliás, outra presença importante feminina no evento foi a de Laís Bodanzky, cineasta e presidente da Spcine, que apresentou uma mesa ao lado do produtor Rodrigo Teixeira, intitulada “São Paulo: Um Oásis da Indústria Cinematográfica Brasileira”.

E claro que as gigantes de streaming, Amazon e Netflix, não poderiam ficar de fora do evento sobre audiovisual e produção. Ambas apresentaram mesas para debaterem os desafios frente ao Covid-19.  Não só as gigantes, mas muitas plataformas de nicho e até mesmo novas marcaram presença no evento como Mubi, Tubi e Watcha, também como compradores de conteúdos que estavam de olho nas mais de 108 premiéres que rolaram.

Durante essa semana também aconteceu simultaneamente o Virtuality Experience, um braço de imersão do Ventana Sur. O evento europeu foi realizado de forma totalmente online e contou com três dias de painéis para discutir a tecnologia de realidade virtual como um bom caminho para o entretenimento, principalmente em meio ao isolamento.

Hoje, a mesa “Ecossistema XR na América Latina” contou com a participação de Jorge Aguado, embaixador de tecnologia de Buenos Aires, Argentina; Mariela Limerutti, diretora da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação de San Juan, Porto Rico, e mediação de Julien Brun, diretor da Virtuality Latam.

O painel teve início mostrando a importância da América Latina para o mercado de tecnologia e entretenimento. Tendo na região os maiores talentos tecnológicos e criativos, como explicou Julien. “São dezenas de empresas na região e vamos dar mais passos deste evento, visando reunir mais profissionais e levando mais projetos para o mundo. Estamos entre os principais mercado de realidade virtual particularmente devido às nossas universidades, nossa criatividade e a diversidade cultural”. O Virtuality Experience, que já acontece na Argentina e em San Juan, também deverá chegar na Colombia, Paraguai, República Dominicana e na Terra do Fogo, no Chile.

Tanto Mariela Limerutti quanto Jorge Aguado apresentaram os números de suas localidades, mostrando a força tecnológica das duas capitais. Ambos enfatizaram o quanto a participação e o incentivo governamental são essenciais o fortalecimento dessa indústria na América Latina.

“O novo governo em Buenos Aires está criando um bom jeito de trabalhar com a tecnologia digital, primeiro trazendo investimento financeiro, mas também trabalhando para que tanto as empresas, quanto os cidadãos estejam seguros em aderir a essas tecnologias. Dessa forma, estamos construindo maneiras de melhorar a legislação em torno disso”, explicou Aguado.

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