Exibidor

Publicidade

Notícias /mercado / Crescimento

01 Janeiro 2021 | Renata Vomero

Para cineastas, streaming é responsável por aumento de interesse em documentários

Profissionais participaram de mesa sobre o tema

Compartilhe:

(Foto: Reprodução/Variety)

Em uma mesa de discussão promovida pela Variety, os cineastas Garrett Bradley, Amanda McBaine, Ron Howard, Bryan Fogel, David France e Nicole Newnham, responsáveis por documentários lançados este ano, discutiram as peculiaridades do gênero e as possíveis causas do aumento do interesse por documentários ou séries documentais.

Publicidade fechar X

Segundo os profissionais, definitivamente o fator que mais tem impulsionado o gênero é o streaming, que abriu as portas para essas produções e expôs o público a esta linguagem documental, fazendo com que estes se interessassem cada vez mais por isso.

“Há uma grande trajetória de documentários, mas acho que a falta de financiamento para esse tipo de produção, ou a falta de meios para isso, colocou os documentários em uma caixa por muito tempo. O advento dos streamings, do financiamento que chega e a crescente consciência das pessoas sobre este formato abriu muitas possibilidades para as pessoas expressarem as coisas de maneiras diferentes”, disse Newnham.

O grupo também acredita que a curiosidade e o apreço por histórias que sejam reais, verdadeiras e não ficcionais também seja um fator que contribuiu para o crescimento, as pessoas descobriram, por meio do streaming, que gostam desse tipo de formato. Assim como estão descobrindo produções que saiam do olhar viciado de Hollywood, estimulando mais ainda a diversidade no meio.

E é por aí que a Netflix anunciou um fundo para fomentar documentários criados por minorias no Reino Unido. Chamado Documentary Talent Fund, a iniciativa vai oferecer entre US$27 mil e US$54 mil para dez cineastas ou equipes que irão fazer um curta de documentário.

Os selecionados serão supervisionados pela Netflix e profissionais locais do setor para que seja assegurado que todos os envolvidos sejam pagos de maneira justa e que haja envolvimento de profissionais que sejam de grupos sub-representados ou minorias.

O fundo faz parte do Hardship Fund, uma outra iniciativa criada com o objetivo de dar suporte aos profissionais impactados pela Covid-19.

Compartilhe:

  • 0 medalha