Exibidor

Publicidade

Notícias /mercado / Estudo

05 Janeiro 2021 | Renata Vomero

Novembro foi mês de maior público nos cinemas durante a pandemia no Brasil

Comscore analisou perfil do consumidor durante período de 2020

Compartilhe:

(Foto: Warner)

Atualizado em 05/01 - a Comscore divulgou os números de dezembro de 2020, que apresentaram o maior público da pandemia, com 2 milhões de pessoas. O período contou com o lançamento de Mulher-Maravilha 1984 (Warner), que já ultrapassa R$20 milhões de bilheteria no Brasil.

Publicidade fechar X

No fim de 2020, a Comscore divulgou uma análise sobre o público consumidor de cinema brasileiro no período da pandemia, com foco nos meses de reabertura das salas no país, que aconteceu a partir de agosto, em Manaus. Além da ida aos cinemas, a empresa também examinou o perfil dos consumidores nas redes sociais e no acesso aos sites das principais redes exibidoras.

Tendo em vista a gradual reabertura, em setembro a principal praça com relação a número de público foi a de Fortaleza, representando 17,1% da audiência do mês, seguida por Manaus (12,7%) e Belém (9,6%). Em outubro, com a retomada no Sudeste, o Rio de Janeiro foi a principal praça, representando público de 14,9% do total, seguida por São Paulo (11,6%) e Fortaleza (6,5%).

Esse retorno gradual pode ser observado também no acesso aos sites das exibidoras brasileiras, que contou com um aumento de 159% no fluxo nas páginas. Indo de 519 a 1.343 entre setembro e outubro. A Ingresso.com também reportou aumento de visitas em sua página no período, crescimento este de 148%.

O mesmo se reflete no público direto nos cinemas, em setembro, quando ainda havia poucos complexos abertos, sendo de menos de 200 mil pessoas para chegar em 1,6 milhão em novembro, quando São Paulo abriu totalmente seu circuito.

Para a Comscore, as estreias que impulsionaram esses números foram as de Tenet (Warner), Os Novos Mutantes (Disney), Convenção das Bruxas (Warner) e Destruição Final – O Último Refúgio (Diamond/Galeria). Estes filmes foram lançados entre outubro e novembro no Brasil.

Nestes dois últimos meses citados, foi observado um aumento do engajamento dos usuários com relação ao tema nas redes sociais, um crescimento de 42%, indo de 1,3 milhão de interações para 1,9 milhão.

Os filmes mais mencionados nas redes no período foram Mulher-Maravilha 1984 (38%), Os Croods 2: Uma Nova Era (25%), Convenção das Bruxas (24%), Trolls 2 (8%), Legado Explosivo (4%) e Babenco – Alguém Tem Que Ouvir o Coração e Dizer: Parou (2%).

Compartilhe:

  • 0 medalha