Exibidor

Publicidade

Notícias /mercado / Representatividade

05 Janeiro 2021 | Renata Vomero

Número de diretoras mulheres bate recorde em 2020

Crescimento acontece pelo terceiro ano consecutivo

Compartilhe:

(Foto: Warner)

Levantamento realizado pelo Centro para o Estudo de Mulheres na Televisão e no Cinema da Universidade Estadual de San Diego analisou número de mulheres na direção dos cem filmes de maior bilheteria de 2020 e concluiu que houve aumento pelo terceiro ano consecutivo.



Segundo a análise, foram 16% das produções com direção feminina, em 2019 foram 12% e 2018, 4%, desta forma há um recorde na presença de mulheres na direção. Um sinal do efeito dos movimentos por maior representatividade no cinema, principalmente o MeToo, que teve início em 2017.

 O ano desafiador impediu que muitos filmes chegassem aos cinemas e fossem adiados para 2021, o que aumenta a expectativa para um crescimento de mulheres na direção neste ano. Caso de Viúva Negra e Os Eternos, da Disney, dirigidos respectivamente por Cate Shortland e Chloé Zhao, responsável pelo premiado NomadLand (Disney), de 2020.

Outros grandes destaques do ano passado liderados por cineastas mulheres foram Aves de Rapina - Arlequina e Sua Emancipação Fantabulosa (Warner), de Cathy Yan, e Mulher-Maravilha 1984 (Warner), de Patty Jenkins.

Levando em consideração as paralisações causadas pela pandemia do novo coranavírus, pela primeira vez, o estudo, que existe há duas décadas, também observou os filmes assistidos em formato digital nas residências. Segundo a análise, entre os 20 Filmes Mais Assistidos em Casa, do Digital Entertainment Group, as mulheres representavam 19% de diretores, roteiristas, produtores, produtores executivos e editores trabalhando nestas produções, este número foi de 21% entre os filmes de maior bilheteria lançados no cinema. Em termos de direção, no digital foram 10% de diretoras. Fora direção, o número de mulheres em outros cargos também cresceu, mas em porcentagens menores.

“A boa notícia é que agora vimos dois anos consecutivos de crescimento para as mulheres que dirigem. Isso quebra um padrão histórico recente no qual os números tendem a subir um ano e cair no outro. A má notícia é que 80% dos melhores filmes ainda não têm uma mulher no comando”, concluiu Dr. Martha Lauzen, diretor do Centro de Estudos.

Segundo a análise, a maior parte dos filmes conta com zero a quatro mulheres empregadas nos principais cargos, cerca de 67% deles. Sendo que mais de 70% empregaram entre 10 ou mais homens nestas mesmas posições.

Compartilhe:

  • 0 medalha