Exibidor

Publicidade

Notícias /mercado / Análise

07 Janeiro 2021 | Renata Vomero

Relatório aponta resultados de 2020 dos principais mercados internacionais

Reino Unido e Irlanda foram as regiões mais impactadas pela crise

Compartilhe:

(Foto: Divulgação)

Um estudo realizado pela Comscore no fim do ano apresentou os resultados de bilheteria dos principais mercados internacionais da Europa, Ásia e Oceania em 2020. A queda global foi entre 57% a 76% e as regiões, fora dos Estados Unidos, mais afetadas pela crise do coronavírus foram o Reino Unido e Irlanda, com decréscimo de arrecadação de 76% com relação aos números de 2019. As informações foram divulgadas pela Variety.

Publicidade fechar X

China, Coreia do Sul, Itália e Espanha também fecharam o ano com queda de mais de 70%. Aparentemente, Rússia, Japão e Nova Zelândia não foram tão fortemente impactados quanto esses outros mercados, apresentando queda de 60%, 61% e 62% respectivamente.  A Austrália apresentou diminuição de 65% e a Alemanha e França, de 69%. O país com menor queda foi a Holanda, com 57%.

Um dado interessante vindo da França aponta que mesmo com arrecadação sendo impactada no ano, realmente algo impossível de contornar em um período de pandemia, o país apresentou aumento de títulos locais na reabertura, entre junho e outubro. Segundo as informações, o market share de cinema francês em outubro de 2019 foi de 40,4% e em 2020, de 62,1%.  Inclusive, o market share total de 2020 para os filmes locais foi de 44,9%, melhor performance da década. O número ultrapassou o valor de ocupação dos filmes de Hollywood, de 40,8%, é a primeira vez desde 2006 que isso acontece.

Segundo Eric Marti, chefe da Comscore França, relatou à Variety, os dois fatores determinantes para um maior ou menor impacto neste desafiador período de pandemia foram o tempo de duração dos fechamentos dos cinemas em cada região e a força das indústrias locais para preencher a programação com seus títulos, visto a falta de grandes produções de Hollywood.

É o exemplo apresentado pelo Japão, que arrecadou mais de US$313 milhões com o anime Demon Slayer the Movie: Mugen Train, tornando-se a melhor bilheteria da história do país.

Os dados foram coletados entre os dias 21 e 28 de dezembro pela Comscore.

Compartilhe:

  • 0 medalha