Exibidor

Publicidade

Notícias /mercado / Academia

08 Janeiro 2021 | Renata Vomero

Concorrentes ao Oscar temem injustiças com exibições por streaming

Votantes assistirão aos filmes inscritos em formato digital

Compartilhe:

(Foto: Academia do Oscar)

Desde 2019, a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas criou um serviço de streaming para que seus membros pudessem assistir aos filmes do Oscar, com uma adesão média, neste ano essa será a principal alternativa para os votantes, já que a maior parte dos cinemas permanecem fechados. Desta forma, os concorrentes à premiação se mostram preocupados de sofrerem injustiças com o formato. As informações são do The Hollywood Reporter.

Publicidade fechar X

Há um tempo, a Academia estabeleceu a possibilidade de os filmes serem assistidos também em DVD ou Blu-Ray, mas sempre enfatizando a importância das produções serem vistas no formato tradicional, abarcando assim toda a experiência cinematográfica e conseguindo observar todo o trabalho pensado para o título no cinema.

A preocupação maior dos cineastas está com relação às categorias técnicas, principalmente de som, já que por mais bem equipados que sejam os espaços dos membros da academia, nunca serão iguais ao som das salas de cinema.

O veículo teve contato com profissionais da área sonora e reportou que um deles disse: “As pessoas não vão conseguir ouvi-lo no ambiente para o qual foi projetado. A maioria das pessoas não tem sistemas de reprodução de som que façam jus ao trabalho que foi criado. O que torna o filme único é a reprodução de áudio dos cinemas - seja Atmos 7.1 ou 5.1 - a experiência sonora é muito diferente do que a maioria das pessoas experimentará em casa. Na melhor das hipóteses, você ouvirá através de fones de ouvido ou alto-falantes [no dispositivo]. De qualquer forma, essa não é a intenção artística."

Esta edição, popularmente conhecida como o Oscar do Streaming, desagrada os concorrentes e até mesmo alguns votantes, como falou o cineasta Paul Schrader em seu Facebook: “Querida Academia: Envie-me DVDs e eu irei assisti-los. Envie-me links [para análises online] e eles desaparecem no vasto catálogo de links de streaming que podem ou não ser vistos.”

Os cineastas também destacaram como o cinema possibilita a imersão, deixando o espectador totalmente atento ao filme, diferente do ambiente doméstico que conta com maiores distrações.

A matéria enfatiza outro ponto que normalmente passa batido e, realmente não é o mais importante para uma análise, mas é muito forte e presente, que é o quanto é essencial para a indústria as conversas pós-exibição, que geralmente acontecem no lobby dos cinemas ou em cafés, e isso acrescenta e muito para a experiência dos membros com o título. Assistir sozinho em casa pode impossibilitar essa importante troca.

Os indicados ao Oscar serão divulgados no dia 15 de março e a cerimônia de premiação está prevista para acontecer em 24 de abril.

Compartilhe:

  • 0 medalha