Exibidor

Publicidade

Notícias /mercado / Premiação

12 Janeiro 2021 | Fernanda Mendes

"Nomadland" é o grande vencedor do Gotham Awards

Além do longa com Frances McDormand, a Amazon também chamou a atenção por ser o estúdio com o maior número de prêmios

Compartilhe:

(Foto: Disney)

Em sua 30ª edição, o Gotham Awards fez história. Não só por ser uma das premiações a acontecer durante a pandemia em formato híbrido, mas, principalmente, porque todos os seus nomeados na categoria de Melhor Filme foram obras dirigidas por mulheres.

Publicidade fechar X

Realizada em Nova York e transmitida via Facebook e plataformas digitais, a cerimônia que homenageia os filmes independentes deu o grande prêmio da noite para Nomadland (Disney), dirigido por Chloé Zhao. Esta é a segunda vez que a diretora vence na categoria de Melhor Filme em três anos. Em 2018, Zhao levou a melhor por Domando o Destino.

Nomadland, que está previsto para estrear em abril no Brasil, não só levou o prêmio de Melhor Filme, como também venceu o prêmio eleito pela audiência, o Audience Award.

Protagonizado por Frances McDormand, o filme vem rasgando elogios da crítica especializada e é um dos queridinhos para esta temporada de premiações, o que pode ser um termômetro para o Oscar. Em 2020, Nomadland ganhou o Leão de Ouro no Festival de Veneza e ganhou o prêmio da audiência no Festival de Toronto.

Além do filme dirigido por Chloé Zhao, a Amazon Studios também demonstrou forte potencial, sendo o estúdio mais premiado da noite, em 4 categorias: Melhor Documentário para Time; Melhor Diretor para o trabalho de Andrew Patterson em The Vast of Night; Melhor Ator para Riz Ahmed em Sound of Metal; e Ator Revelação para Kingsley Ben-Adir em One Night in Miami…

Aliás, entre os streamings, a Netflix, que no ano passado abocanhou muitos troféus em diversas premiações, este ano está com uma presença mais tímida e levou apenas o prêmio de Melhor Roteiro para The Forty-Year-Old Version, escrito por Radha Blank. A HBO também apareceu no Gotham Awards consolidando a sua força como produtora de séries e levando a melhor nas categorias de Melhor Série Formato Longo (Watchmen) e Melhor Série Formato Curto (I May Destroy You).

Entre os concorrentes a Melhor Filme Internacional, o brasileiro Bacurau (Vitrine Filmes) não levou a premiação. Quem ganhou o prêmio foi Indentifying Features, coprodução México-Espanha, dirigido por Fernanda Valadez.

Alerta filmão!

Entre os que não levaram a melhor, mas foram amplamente nomeados está First Cow, da produtora A24, que nos últimos anos vem tomando os holofotes por grandes obras como Hereditário, O Farol e Joias Brutas. First Cow é protagonizado por John Magaro e mostra a amizade entre um cozinheiro americano e um imigrante chinês, o que rende um negócio de sucesso. O filme já ganhou 53 nomeações e promete arrancar muitas lágrimas dos espectadores.

Concorrendo como Melhor Filme e Ator Revelação, Nunca, Raramente, Às Vezes, Sempre (Focus Features), também é um dos filmes que vem agarriando muitos elogios com 91 pontos no Metascore. O longa mostra duas adolescentes da área rural dos EUA indo atrás de ajuda médica em Nova York após uma delas descobrir que está grávida.  

Por fim, Saint Frances também é uma das obras para ficar de olho, pois está chamando a atenção entre as nomeações. O longa concorreu nas categorias de Melhor Diretor e Ator Revelação no Gotham Awards. A dramédia mostra uma mulher que acaba de abortar uma gravidez indesejada e concorda em ser babá de uma menininha indisciplinada.

Confira abaixo todos os vencedores do 30º Gotham Awards:

Melhor Filme

Nomadland (Searchlight Pictures)

Melhor Documentário

A Thousand Cuts (PBS Distribution | FRONTLINE)

Time (Amazon Studios)

Melhor Filme Internacional

Identifying Features (Kino Lorber)

Melhor Diretor

Andrew Patterson com The Vast of Night (Amazon Studios)

Melhor Roteiro

The Forty-Year-Old Version (Netflix)

Fourteen (Grasshopper Film)

Melhor Ator

Riz Ahmed, Sound of Metal (Amazon Studios)

Melhor Atriz

Nicole Beharie, “Miss Juneteenth” (Vertical Entertainment)

Ator Revelação

Kingsley Ben-Adir, “One Night in Miami…” (Amazon Studios)

Melhor Série – Formato Longo

“Watchmen” (HBO)

Melhor Série – Formato Curto

I May Destroy You (HBO)

Audience Award

Nomadland (Searchlight Pictures)

Compartilhe:

  • 0 medalha