Exibidor

Publicidade

Notícias /mercado / Programação

12 Janeiro 2021 | Renata Vomero

"Morbius" tem data reagendada e Hollywood retoma discussão sobre adiamentos

Em contrapartida, Netflix anuncia lançamento em massa semanal

Compartilhe:

(Foto: Sony)

2021 se tornou o ano da esperança para o cinema, depois de um 2020 totalmente incerto e desafiador. No entanto, como já sabíamos, as coisas não mudariam da noite para o dia e mesmo com a vacinação tendo começado em muitos países, a maior parte das projeções vê um cenário de maior segurança sanitária no segundo semestre.

Publicidade fechar X

Tendo isto em vista, agora pode começar uma movimentação semelhante a que vimos no início da pandemia, com o adiamento de diversos títulos e até mudanças estratégicas de lançamento, com o streaming ganhando mais ainda o foco.

Hoje, por exemplo, foi anunciado que Morbius, filme que retratará o vilão de Homem-Aranha, mudou de data novamente. Inicialmente programado para estrear em julho de 2020, o longa havia sido movido para 19 de março. Agora a Sony confirmou que a produção chegará aos cinemas em 8 de outubro, quando é previsto uma maior estabilidade do mercado e controle da pandemia. No Brasil a data do filme ficou para 7 de outubro. 

Programados para o primeiro trimestre, também estão os aguardados Cinderella (Sony), para 5 de fevereiro, e King’s Man: A Origem (Disney), para 12 de março. No entanto, segundo a Variety, existe uma grande chance desses títulos terem as datas alteradas ou serem lançados com uma janela encurtada para o VOD.

O veículo aponta o quanto a maior parte dos estúdios deixou seus lançamentos de 2020 programados para a partir do fim de abril, caso de Viúva Negra (Disney), Cruella (Disney), Free Guy: Assumindo o Controle (Disney), Infinito (Paramount), Godzilla vs. Kong (Warner), entre muitos outros.

No entanto, até mesmo estes títulos podem ser ameaçados caso a situação da pandemia não melhore nas próximas semanas. Claro que a análise da imprensa tem como ponto de partida os EUA, que estão com 65% do circuito fechado e recentemente alcançaram o número de 4 mil em 24 horas.

As vacinas são a esperança e também os streamings. Desta forma, os estúdios que já contam com estes serviços podem ser aproveitar para fazer lançamentos no estilo da Warner, que agora passou a ser elogiada pela estratégia, ou até mesmo levar seus filmes direto para suas plataformas, como vimos acontecer com Mulan, em 2020.

Sendo assim, os estúdios que não contam com streamings próprios podem enfrentar mais adiamentos para garantir o lançamento exclusivo e tradicional nos cinemas. Novamente, com um futuro incerto para a indústria e a possibilidade de maior tempo de quarentena, as plataformas podem se aproveitar para reforçar o público.

Hoje mesmo a Netflix fez um anúncio que mexeu com os fãs e as redes sociais. Para 2021, a gigante de streaming anunciou lançamento massivo de ao menos um filme por semana. Serão ao todo 71 títulos que chegarão aos assinantes e que devem abraçar todos os gêneros cinematográficos. A divulgação foi feita no fim da manhã desta terça-feira (12) em vídeo apresentado por grandes astros, entre eles, Gal Gadot, The Rock e Ryan Reynolds, protagonistas do filme Red Notice.

As produções da Amazon também estão chamando a atenção da crítica especializada. Ontem (11) no Gotham Awardsos filmes da plataforma de streaming levaram 4 prêmios. O longa Sound of Metal, aliás, é um dos queridinhos a possível corrida ao Oscar 2021. 

Com tantos nomes fortes e um cenário favorável, não será difícil ver mais um ano em que o streaming toma o protagonismo do mercado. A dúvida será se este mesmo mercado o abraçará de uma vez por todas como um total aliado.

Compartilhe:

  • 0 medalha