19 Janeiro 2021 | Renata Vomero
Christopher Nolan e outros diretores pedem apoio aos cinemas britânicos
Grupo assina carta cobrando por maior suporte financeiro das autoridades
Mais de 40 cineastas britânicos assinaram uma carta endereçada ao Ministro das Finanças do Reino Unido, Rishi Sunak. O texto pede apoio financeiro para os cinemas da região que passam sufoco diante da pandemia, período em que ficaram bastante tempo fechados e seguem assim na segunda onda do Coronavírus.
Publicidade fechar X
A iniciativa faz parte da campanha Keep the Magic Alive (Mantenha a magia viva, em tradução livre) criada pela Associação de Cinemas do Reino Unido. Entre os artistas que fazem o pedido estão Christopher Nolan, Steve McQueen, Ridley Scott, Jude Law, Danny Boyle, Guy Ritchie, Barbara Broccoli, entre muitos outros.
O texto elogia o governo pela ajuda que tem dado durante o período, no entanto, o suporte foi voltado apenas a cinemas independentes, deixando algumas das tradicionais redes de lado, exibidoras essa que representam maior parte do circuito britânico, como a Cineworld, Vue e Odeon.
“Essas companhias representam mais de 80% do mercado, de muitas maneiras constituindo sua ‘massa crítica’ e ajudando a impulsionar o sucesso de setores associados, como os de distribuição de filmes e produção. Sem elas, o futuro de toda a indústria cinematográfica do Reino Unido pareceria extremamente precário”, diz o pedido do grupo.
Assim como a maior parte dos mercados do mundo, a bilheteria britânica sentiu o impacto da pandemia, apresentando queda de 76% na arrecadação. O faturamento da região foi de cerca de US$ 454 milhões.
- 1 medalha