Exibidor

Publicidade

Notícias /mercado / Apelo

19 Janeiro 2021 | Renata Vomero

Christopher Nolan e outros diretores pedem apoio aos cinemas britânicos

Grupo assina carta cobrando por maior suporte financeiro das autoridades

Compartilhe:

(Foto: Vianney Le Caer/Invision/AP)

Mais de 40 cineastas britânicos assinaram uma carta endereçada ao Ministro das Finanças do Reino Unido, Rishi Sunak. O texto pede apoio financeiro para os cinemas da região que passam sufoco diante da pandemia, período em que ficaram bastante tempo fechados e seguem assim na segunda onda do Coronavírus.

Publicidade fechar X

A iniciativa faz parte da campanha Keep the Magic Alive (Mantenha a magia viva, em tradução livre) criada pela Associação de Cinemas do Reino Unido. Entre os artistas que fazem o pedido estão Christopher Nolan, Steve McQueen, Ridley Scott, Jude Law, Danny Boyle, Guy Ritchie, Barbara Broccoli, entre muitos outros.

O texto elogia o governo pela ajuda que tem dado durante o período, no entanto, o suporte foi voltado apenas a cinemas independentes, deixando algumas das tradicionais redes de lado, exibidoras essa que representam maior parte do circuito britânico, como a Cineworld, Vue e Odeon.

“Essas companhias representam mais de 80% do mercado, de muitas maneiras constituindo sua ‘massa crítica’ e ajudando a impulsionar o sucesso de setores associados, como os de distribuição de filmes e produção. Sem elas, o futuro de toda a indústria cinematográfica do Reino Unido pareceria extremamente precário”, diz o pedido do grupo.

Assim como a maior parte dos mercados do mundo, a bilheteria britânica sentiu o impacto da pandemia, apresentando queda de 76% na arrecadação. O faturamento da região foi de cerca de US$ 454 milhões.

Compartilhe:

  • 0 medalha