Exibidor

Publicidade

Notícias /mercado / Nacional

22 Janeiro 2021 | Renata Vomero

"Carne", curta feito por mulheres, está qualificado a concorrer ao Oscar

Produção passou por mais de 300 festivais do mundo

Compartilhe:

(Foto: Divulgação)

Em meados de 2015, a cineasta Camila Kater, em conversa com sua irmã Bruna Kater, notou uma analogia na forma como os corpos femininos são tratados e com o carnivorismo. Desta primeira conversa, surgiu a ideia de fazer um curta de animação em documentário trazendo relatos diversos de mulheres comparando-os com as fases de cozimento da carne. Assim surgiu Carne, um documentário de animação de quase 12 minutos e que traz o testemunho de cinco mulheres diferentes em cada fase da vida, indo desde a infância, primeira menstruação, até a terceira idade.

Publicidade fechar X

Para tal, a cineasta, que já trabalhava com animação, foi em busca de ajuda para produzir o filme. Então, mostrou a ideia para a produtora Livia Perez, da Doctela, que lhe apresentou ao livro Política Sexual da Carne, de Carol J. Adams, traçando justamente o paralelo entre dominação masculina, carnivorismo e o tratamento ao corpo feminino. A partir dali, Camila, junto de sua equipe, foi atrás das mulheres que se encaixariam dentro dos relatos escolhidos para fazer parte do filme: Rachel Patrício, sobre gordofobia na infância; Larissa Rahal, sobre tabu da menstruação; Raquel Virgínia, sobre ser uma mulher trans negra; Valquíria Rosa, sobre menopausa e climatério, e Helena Ignez, sobre terceira idade. Desta forma, cada capítulo foi dividido entre as fases de cozimento da carne: crua, mal passada, ao ponto, passada e bem passada.

“[Junto com a minha irmã], a gente lembrou muitas situações que a gente se sentiu como carne e veio daí essa associação, mas também de uma reflexão das etapas da vida, eu quando adolescente, minha mãe estava no climatério, minha tia também, são muitas mulheres em casa, então todo mundo estava mudando, eu na adolescência, elas no climatério”, explicou a cineasta.

Depois de estruturado o roteiro, feito ao lado de Ana Julia Carvalheiro, foi o momento de pensar na estética do filme. Então, Camila teve a ideia de usar uma técnica de animação diferente de acordo com cada testemunho. Na fase “Crua” foi feito stop-motion por ela mesma, já para “Mal Passada”, foi usada aquarela por Giovana Affonso. Em “Ao Ponto”, foi feito o uso de animação 2D por Flávia Godoy, para “Passada”, técnica de stop-motion em argila da artista Cassandra Reis, e para “Bem Passada” foram feitas intervenções artísticas na própria película 35mm, intervenções essas de Leila Monsegur.

Todo o apreço e cuidado nas técnicas e narrativas deram resultado, o curta já rodou 300 festivais desde 2019 e foi premiado em 70 deles, com destaque ao Festival de Brasília, European Film Award, Festival de Havana, Zinebi, entre muitos outros. Agora, exibido com selo de qualidade no The New York Times, o filme está qualificado ao Oscar de Melhor Curta-metragem Documental e está entre os pré-selecionados ao Prêmios Goya. Motivo de imenso orgulho para a cineasta, que usou o projeto para dar oportunidade para jovens artistas mulheres que também estão começando na carreira.

“Fico muito feliz com esse reconhecimento porque acho que prova que é possível fazer um filme bom dando oportunidade para mulheres que estão no início de carreira também. A gente tem muito para mostrar, muito para contar. O mercado tem muitos problemas, ele privilegia certas pessoas e certas histórias, acho que foi muito importante poder fazer o Carne”, enaltece.

Carne foi realizado com financiamento público, por meio do edital de Curtas-Metragens da Spcine, em 2016.  Em seguida, o projeto conseguiu fazer uma parceria de coprodução com a Espanha, tendo como produtores Lívia Perez, da Doctela, e Chelo Loureiro, da Abano Producións.

Para o futuro, Camila já está com o projeto de transformar o curta em uma série, nela 25 personagens compartilharão suas histórias de cinco nacionalidades distintas: Brasil, Espanha, China, Palestina e Nigéria. A série está em fase de desenvolvimento para plataformas de streaming e será estruturada em 5 capítulos por temporada, com 20 minutos de duração cada.

Para assistir ao curta-metragem, entre no site. O trailer de Carne pode ser visto abaixo:

Compartilhe:

  • 0 medalha