Exibidor

Publicidade

Notícias /mercado / Evento

25 Janeiro 2021 | Renata Vomero

Quase 80 curtas fazem parte da seleção da 24ª Mostra de Tiradentes

Evento termina neste sábado, dia 30 de janeiro

Compartilhe:

(Foto: Bastidores - Foto Leo Lara/Universo Produção)

A 24ª Mostra de Cinema de Tiradentes conta com 79 curtas-metragens em sua seleção, sendo que estes representam 19 estados do Brasil. Pela primeira vez, o evento acontece em formato digital, em parceria com o Sesc de Minas Gerais, até o dia 30 de janeiro, sábado.

Publicidade fechar X

Foram 748 inscritos e os 79 selecionados foram divididos nas oito mostras que fazem parte do programa do festival. Os estados que aparecem em maior quantidade entre os projetos escolhidos foram São Paulo e Minas Gerais. A curadoria foi realizada por Camila Vieira, Tatiana Carvalho Costa e Felipe André Silva.

“No processo de seleção, percebemos muitos curtas realizados durante o isolamento social devido à pandemia e selecionamos aqueles que conseguiram propor deslocamentos ao estado permanente de tristeza que nos imobiliza”, comenta Camila Vieira, uma das curadoras. “O que nos chamou atenção foram curtas feitos com as restrições do isolamento que buscaram formas inventivas de realização de cinema e processos de criação, como República, da Grace Passô, ou Minha Bateria está Fraca e está Ficando Tarde, de Rubiane Maia e Tom Nóbrega, entre outros”.

A curadoria destacou também que muitos filmes ficaram mais presos à temática da pandemia e que a criativa narrativa daqueles que souberam quebrar esse vício da realidade foi bastante reconhecida entre eles. “Foi então um desafio que nós adotamos, o de encontrar trabalhos que quebrassem com essa lógica. Drama Queen, de Gabriela Luiza, Levantado do Chão, de Melissa Dulius e Gustavo Jahn, ou Eu te Amo, Bressan, são exemplares da liberdade estética e narrativa potencializadas pelo contexto - e não só para falar de pandemia”, explicou Felipe André Silva. 

As Mostras de maior destaque dentro do evento são a Foco e a Panorama. A primeira, sendo avaliada pelo Júri Oficial, contará com curtas que pensam a catástrofe e o colapso do mundo em que vivemos, que misturam o real e o imaginário e filmes de distopia. Já a Panorama trará nomes já reconhecidos do mercado.

Mais informações podem ser encontradas no site do evento.

Compartilhe:

  • 0 medalha