Exibidor

Publicidade

Notícias /mercado / Bilheteria Brasil e Mundial

08 Fevereiro 2021 | Renata Vomero

Falta de estreias afeta arrecadação do fim de semana

Domingo de Super Bowl impacta bilheteria norte-americana

Compartilhe:

(Foto: Warner)

Os exibidores celebraram a reabertura dos cinemas de São Paulo nos fins de semana com a flexibilização anunciada pelo Governador João Dória. No entanto, prevendo os fechamentos, os estúdios não liberaram lançamentos, fazendo com que o período não contasse com nenhuma novidade que atraísse o público.

Publicidade fechar X

Desta forma, apesar de apresentar crescimento com relação ao fim de semana passado, as dez melhores arrecadações do período ainda não alcançaram os valores de antes do fechamento. Na semana passada, as restrições em São Paulo impuseram queda de 40% em bilheteria e público, já agora os números do top 10 de bilheteria registraram aumento de 30,6% e 25,6% de público.

Novamente, quem continua liderando é Mulher-Maravilha 1984 (Warner), com arrecadação de R$932,9 mil e venda de 50,9 mil ingressos. A produção já foi vista por mais de dois milhões de pessoas.

Pinóquio (Imagem) também agradou ao público, registrando faturamento de R$689,3 mil e público de 39,3 mil pessoas. O filme se aproxima de alcançar acumulado de bilheteria de R$3 milhões.

Liam Neeson é um cara que atrai público até na pandemia, com o Legado Explosivo (California /Imagem), 15,8 mil pessoas foram conferir o trabalho do ator neste fim de semana. O valor gerou a renda de R$303,7 mil.

Não tem nem o que falar sobre Trolls 2 (Universal), pois o tremendo acerto da Universal continua fazendo sucesso entre os brasileiros. Neste fim de semana, a animação arrecadou R$204,9 mil com a venda de 11,6 mil ingressos.

O Mensageiro do Último Dia (Disney) faturou R$152,9 mil e levou 8,7 mil pessoas aos cinemas. No entanto, ficou abaixo no ranking de Destruição Final - O Último Refúgio (Diamond /Galeria), que faturou R$170,7 mil, mas vendeu 8,1 mil ingressos.

América do Norte

Este fim de semana foi marcado pelo tradicional Super Bowl, um dos maiores eventos esportivos dos Estados Unidos e do Mundo, em que também há divulgação de materiais inéditos da televisão e cinema, além de shows de superastros da música pop. Tendo isto em vista, este costuma ser um fim de semana fraco para os cinemas da América do Norte e neste ano não foi diferente.

Ainda mais somado à pandemia e fechamento dos cinemas, o fim de semana do evento deste ano vendeu 90% menos ingressos do que o mesmo período do ano passado. A arrecadação total girou em torno dos US$8,5 milhões.

Quem liderou a bilheteria novamente na região foi o filme Os Pequenos Vestígios (Warner), primeiro lançamento do ano realizado em formato híbrido. A produção arrecadou US$2,1 milhões no fim de semana, somando um total de US$7,8 milhões. No mundo todo o filme tem um acumulado de US$13 milhões.

Os números da América do Norte para o longa apresentam queda de 55% com relação a semana anterior, em que estreou mesmo com o protagonista Jared Leto tendo sido indicado ao Globo de Ouro e ao SAG Awards por sua atuação no título. Ao que tudo indica, o interesse pela narrativa atraiu mais pessoas para o HBO Max.

Há 11 semanas em cartaz nos cinemas da região, Os Croods 2: Uma Nova Era (Universal) mostra que não está para brincadeira. A animação faturou US$1,7 milhão e se aproxima de bater os US$50 milhões. Parece que os norte-americanos estão bem interessados em ver os títulos família nas telonas.

Mundial

Em termos globais, chama muito a atenção o sucesso de Soul nos cinemas. Mesmo tendo um lançamento limitado a 11 mercados, pois estreou diretamente no Disney +, a animação já acumula US$100 milhões globais. O filme se destacou neste fim de semana na Coreia do Sul e na Rússia, na China se tornou o segundo maior filme da Pixar, com acumulado de US$56 milhões, ultrapassando Os Incríveis 2.

E a China é para onde todo mundo está olhando, pois nesta sexta-feira tem início o Ano Novo Lunar, ou Ano Novo Chinês. O período é um dos feriados mais importantes da região, responsável por 10% da bilheteria anual. A expectativa é grande, já que ano passado o país vivia o auge da pandemia e os cinemas foram fechados nesta mesma época, mas, ainda assim, se tornou o maior mercado do mundo, ficando à frente dos EUA.

Possivelmente, no entanto, a arrecadação do feriado não alcançará os valores de antes da pandemia para o período, já que os cinemas não estão abrindo com sua total capacidade. De todo modo, já se vê uma movimentação forte em termos de comprar de ingressos antecipados, o que anima o setor. A arrecadação dessas vendas já está em torno dos US$62 milhões.

Compartilhe:

  • 0 medalha