Exibidor

Publicidade

Notícias /mercado / Prêmio

01 Março 2021 | Renata Vomero

"Nomadland" e "Borat 2" são os grandes premiados do Globo de Ouro

Disney e Netflix foram as distribuidoras mais reconhecidas da noite

Compartilhe:

(Foto: Disney/Amazon)

Na noite deste domingo (28) aconteceu a cerimônia do Globo de Ouro, responsável por abrir a temporada de premiações. O prêmio da Associação de Imprensa Estrangeira reconhece as melhores produções em televisão e cinema e teve, neste ano, como maior destaque os títulos da Netflix.

Publicidade fechar X

Apesar de ter dominado o número de estatuetas na soma com a televisão, com série The Crown ganhando os principais prêmios da categoria, em cinema, a gigante do streaming dividiu o holofote com a Disney, ambas com quatro prêmios cada.

O grande destaque da noite foi Nomadland, distribuído pela Disney sob o selo Searchlight Pictures (antigo Fox). O filme ganhou como Melhor Filme de Drama e Melhor Direção, com Chloé Zhao. Além disso, a Disney também foi reconhecida com Soul, que ganhou como Melhor Animação e Melhor Trilha Sonora.

A Netflix liderou as indicações de cinema, principalmente com Mank, considerado um dos grandes esnobados da noite, sem levar um prêmio sequer. No entanto,  o streaming levou o troféu por Os 7 de Chicago em Melhor Roteiro; Melhor Ator em Drama com o prêmio póstumo a Chadwick Boseman por seu trabalho em A Voz Suprema do Blues, Melhor Atriz em Musical ou Comédia, dado a Rosemund Pike por seu trabalho em Eu Me Importo, e Melhor Canção Original, dado ao Rosa e Momo.

Outro filme que chamou a atenção foi Borat: Fita de Filme Seguinte, lançado pelo Amazon Prime. Idealizado por Sasha Baron Cohen, a produção levou o prêmio de Melhor Filme de Comédia ou Musical e o Sasha ficou com o troféu de melhor ator do gênero também. Muitos analistas apostavam, no entanto, na possibilidade do musical Hamilton sair vencedor, dado seu sucesso na Broadway e lançamento exclusivo no Disney+.

Reacendendo a polêmica de sua indicação, o ganhador por Melhor Filme em Língua Estrangeira foi Minari, de Lee Isaac Chung. O filme é estadunidense, no entanto, entrou nesta categoria por ser falado em coreano.

Falando em polêmica, o Globo de Ouro premiou pela segunda vez em sua história uma diretora mulher. Chloé Zhao levou o troféu 37 anos depois de Barbra Streisand ser reconhecida por seu trabalho em Yentl. Este ano também bateu recorde em indicações de mulheres na categoria, com três delas sendo nomeadas, Regina King (Uma Noite em Miami) e Emerald Fennell (Bela Vingança). Também, pela primeira vez em 35 anos, uma mulher negra venceu o prêmio de Melhor Atriz em Drama, com Andra Day por Estados Unidos Vs. Billie Holliday. Ela é a segunda mulher negra a ser reconhecida pelo Globo de Ouro na categoria, a primeira - e até ontem a única - foi Whoopi Goldberg, por A Cor Púrpura, em 1986.

Outra questão que rondou a premiação foi a reportagem do Los Angeles Times no início da semana passada denunciando os membros votantes da Associação de Imprensa Estrangeira de aceitarem dinheiro ou outros benefícios de profissionais ou empresas da indústria com relação direta a produções listadas entre os indicados. Desta forma, a credibilidade do Globo de Ouro está sendo mais do que nunca questionada e levantando a discussão sobre a necessidade de uma reformulação na premiação.

Confira o número de vitórias por distribuidora no Brasil:

Disney - 4

Amazon - 2

Netflix - 4

Diamond - 2

Warner - 1

Sem distribuidora - 1

 

Veja a lista de ganhadores:

Melhor Filme de Drama

Nomadland (Disney)

 

Melhor Filme Musical ou Comédia

Borat: Fita de Cinema Seguinte (Amazon)

 

Melhor Direção

Chloé Zhao - Nomadland (Disney)

 

Melhor Atriz de Filme de Drama

Andra Day -  Estados Unidos Vs. Billie Holliday (Diamond)

 

Melhor Ator de Filme de Drama

Chadwick  Boseman - A Voz Suprema do Blue (Netflix)

 

Melhor Atriz de Filme de Musical ou Comédia

Rosamund Pike - Eu Me Importo (Netflix)

 

Melhor Ator em Filme de Comédia ou Musical

Sacha Baron Cohen - Borat: Fita de Filme Seguinte (Amazon)

 

Melhor Ator Coadjuvante

Daniel Kaluuya - Judas e o Messias Negro (Warner)

 

Melhor Atriz Coadjuvante

Jodie Foster - The Mauritanian (Sem distribuidora confirmada)

 

Melhor Roteiro  

Os 7 de Chicago (Netflix)

 

Melhor Filme em língua estrangeira

Minari (Diamond)

 

Melhor Animação

Soul (Disney)

 

Melhor Trilha Sonora

Soul (Disney)

 

Melhor Canção Original

“Io Si (Seen)” de Rosa e Momo (Netflix)

Compartilhe:

  • 0 medalha