Exibidor

Publicidade

Notícias /mercado / Finanças

04 Março 2021 | Renata Vomero

Alamo Drafthouse entra com pedido de proteção contra falência nos EUA

Parte do acordo envolve venda de ativos e fechamento de unidades

Compartilhe:

(Foto: Alamo)

A Alamo Drafthouse, uma das redes mais queridas entre os cinéfilos estadunidenses, sentiu o impacto da pandemia em suas 40 unidades espalhadas pelos Estados Unidos. Apesar de ter criado diversas iniciativas para se sustentar frente aos fechamentos de seus cinemas na região, a rede entrou agora com um pedido de proteção contra falência no tribunal dos EUA.



Essa lei permite que a empresa que passa por problemas financeiros se organize, agora com apoio e orientação da justiça. Desta forma, podendo renegociar dívidas, vender parte de seus ativos financeiros, se reestruturar. É o que a Alamo está fazendo.

A rede vendeu boa parte desses seus ativos para a Altamont Capital e para a Fortress Investment Group que são as sócias majoritárias da companhia, devendo injetar altos investimentos na Alamo para o pagamento de dívidas. Tim League, fundador da empresa, deve se manter como um dos sócios, só que com presença minoritária.

Parte da reestruturação envolve o fechamento de algumas novidades de baixa performance e a negociação de aluguel com os proprietários dos espaços de outras unidades. Este foi um movimento semelhante ao orquestrado pela AMC no ano passado, sendo que a rede depois conseguiu se reerguer com a boa venda de ações, ficando sem risco de falência.

Segundo divulgado pela Variety, os bens ativos da Alamo valem em torno de US$100 a US$500 milhões, portanto, essas vendas podem realmente ser uma tábua de salvação para a empresa, que espera se recompor nos próximos meses com a gradual retomada das atividades econômicas e culturais do país, assim como a aceleração da vacinação.

“Por causa do aumento na disponibilidade de vacinação, uma lista muito emocionante de novos lançamentos e demanda reprimida do público, estamos extremamente confiantes de que, no final de 2021, a indústria do cinema - e especificamente nossos cinemas - prosperará. Temos a sorte de ter uma equipe incrivelmente talentosa e apaixonada que está ansiosa para receber nossos fãs leais de volta aos nossos cinemas para uma experiência cinematográfica que não pode ser reproduzida. Dito isso, são tempos difíceis e durante esse período de proteção contra a falência teremos que tomar decisões difíceis sobre nossa carteira de locações. Temos esperança de que os proprietários dessas unidades e outros fornecedores parceiros trabalhem conosco para ajudar a garantir uma saída bem-sucedida da falência e negócios futuros viáveis”, comentou Tim League em comunicado enviado à imprensa.

Compartilhe:

  • 0 medalha