Exibidor

Publicidade

Notícias /mercado / Pandemia

04 Março 2021 | Renata Vomero

Mercado reage a fechamento dos cinemas em São Paulo

Ações envolvem adiamento de títulos e paralisação por tempo indeterminado

Compartilhe:

(Foto: Divulgação)

Na tarde de ontem, João Dória, Governador do Estado de São Paulo, reclassificou todas as cidades de São Paulo para a fase vermelha, em que apenas as atividades essenciais estão liberadas. Desta forma, os cinemas do estado ficarão fechados até, ao menos, 19 de março. A medida entra em vigor a partir de sábado.

Publicidade fechar X

Com isso, o setor já está se movimentando para driblar o impacto desta paralisação, já que São Paulo representa a principal praça brasileira, com mais de mil salas. Infelizmente, o anúncio foi feito um dia antes do início da cine-semana, o que fez com que os cinemas e as distribuidoras não tivessem tempo para mudar sua programação.

Estão agendados para entrar em cartaz hoje (4), os filmes Raya e o Último Dragão (que não está programado nem na Cinemark e nem na Cinépolis), A Viúva das Sombras (Paris) e Lucicreide Vai Pra Marte, em pré-estreia. Desta forma, este último filme, distribuído pela Downtown e Paris Filmes, não contará com a estreia na semana que vem, apenas quando a maior parte do circuito for reaberta, sem data confirmada para isso acontecer.

Aposta da Paris Filmes para essa retomada, o Mundo em Caos, que estrearia no dia 11 de março, agora entrará em cartaz apenas em 8 de abril. O filme tem como protagonistas os astros Tom Holland e Daisy Ridley, portanto, grande potencial de movimentar os cinemas brasileiros. A produção estreia nesta semana na América do Norte.

Desta forma, com exceção das distribuidoras independentes, o único filme até o momento mantido para estrear nesse período de agravamento da pandemia entre as majors é Os Pequenos Vestígios, da Warner, que entra em cartaz no dia 11.

Já na cine-semana do dia 18 de março, não há títulos das majors programados para chegar aos cinemas do Brasil, apenas os títulos das independentes, como Sybil, Cora, A Mensageira e O Protocolo de Auschwitz.

Já em 23 de março estão agendados os aguardados e com forte potencial de arrecadação, Os Croods 2: Uma Nova Era (Universal) e Godzilla vs. Kong (Warner). A animação da Universal já havia sido adiada de janeiro para março, com a expectativa de pegar um melhor momento dos cinemas no Brasil.

Entre os exibidores, André Sturm, presidente do Belas Artes Grupo, responsável pelo Petra Belas Artes, anunciou que o tradicional cinema de rua de São Paulo só reabrirá quando a vacinação estiver mais avançada. As informações são da coluna da Mônica Bergamo, na Folha de S. Paulo.

"A situação da pandemia é grave e é necessário o isolamento social. Mas esse abre e fecha tem sido catastrófico para os cinemas. Nós, após o fechamento neste sábado, não temos mais data para reabrir", afirmou Sturm ao jornal.

Além disso, o executivo confirmou a intenção de criar um projeto digital na próxima semana para levar conteúdos, debates e palestras ao público em casa. Mais informações devem ser divulgadas em breve.

Na mesma medida, a Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo reforçou sua comunicação acerca do projeto #CulturaEmCasa, que tem como objetivo oferecer programação cultural de forma gratuita e digital por meio da plataforma.

"Diante do aumento dramático da contaminação pela Covid-19, a Secretaria de Cultura e Economia Criativa estabelece, de acordo com as orientações gerais do Governo do Estado, a suspensão temporária, a partir deste sábado, das atividades presenciais com público externo em seus espaços, mantendo e ampliando a intensa programação cultural online para a população", afirmou o secretário Sérgio Sá Leitão, em comunicado enviado à imprensa.

Compartilhe:

  • 0 medalha