Exibidor

Publicidade

Notícias /mercado / Artigo

16 Março 2021 | Adriane Freitag, Josephine Bourgois, Mary Morita

Um hub de oportunidades para o audiovisual

Compartilhe:

(Foto: Show me the fund)

Por Adriane Freitag, Cinema do Brasil; Josephine Bourgois, Projeto Paradiso; Mary Morita, Brazilian Content.



 

Iniciativas que ampliem a capacidade de viabilização de projetos audiovisuais brasileiros nunca foram tão necessárias. Depois do pouso forçado provocado pela pandemia e dos desafios impostos pelas mudanças repentinas nas políticas públicas de fomento à cultura nacional, a mobilização em favor de alternativas capazes de dar tração ao nosso setor era imprescindível.

 Assim nasceu, em 2020, o Show Me The Fund, fruto de uma bem-vinda parceria entre Brazilian Content, Cinema do Brasil e Projeto Paradiso. Esta iniciativa desde o princípio teve o propósito de alavancar os parcos recursos hoje acessíveis e impulsionar as oportunidades do Brasil no exterior.

Na primeira fase, com pesquisa da LatAm cinema, portal de informação especializado na indústria audiovisual latino-americana, conseguimos, a partir de uma triagem ampla e customizada, mapear nada menos do que 50 fontes  internacionais de financiamento, num total de US$ 10 milhões. O resultado muito nos estimulou a seguir em frente.

Hoje, mais do que um mapeamento destinado a aproximar players brasileiros do audiovisual de fundos internacionais, o projeto vem se consolidando como um hub de atração de oportunidades e soluções, conectando recursos disponíveis em diferentes partes do mundo para as mais diversas fases de produção - do desenvolvimento à distribuição - a obras de todas as regiões do Brasil.

A segunda fase do Show Me The Fund teve a parceria da Sony Pictures Entertainment, por meio do Sony Global Relief Fund, para o lançamento do fundo De Volta aos Sets. O aporte de US$ 400 mil foi destinado a ajudar nos gastos adicionais das produções para o cumprimento das medidas de proteção contra o coronavírus na retomada das filmagens. O volume de inscrições foi surpreendente: foram 306 inscritos, de 16 estados brasileiros, sendo 30 coproduções internacionais com 11 países diferentes, entre eles Alemanha, Argentina, Cuba, Estados Unidos, Estônia, França, Itália, México, Portugal, Noruega e Uruguai. Mais da metade dos projetos são documentários, representando 62% das inscrições, seguidos 33% do gênero ficção e 5% de reality.

Cumprida essa etapa, o projeto entra agora em uma fase crucial para ajudar o setor audiovisual na busca por recursos. No próximo dia 22, colocaremos no ar o Mapa dos Fundos, nova plataforma do Show Me The Fund concebida para conectar de maneira mais fácil e amigável os players brasileiros aos fundos disponíveis.

Com diversas funcionalidades, a nova plataforma permitirá que os usuários, com apenas alguns cliques, gerenciem filtros e façam combinações para garantir mais assertividade no processo de busca e acesso a informações atualizadas.

Esse é mais um passo na batalha para garantir a  escalada internacional dessa nossa indústria tão criativa, gerando divisas, empregos, direitos autorais e patrimoniais para as empresas produtoras brasileiras.

 

Compartilhe:

  • 1 medalha