Exibidor

Publicidade

Notícias /mercado / Evento

17 Março 2021 | Renata Vomero

Festival Curta Cinema terá atividades para impulsionar o mercado

Evento comemora 30 anos e tem início hoje (17)

Compartilhe:

(Foto: Divulgação)

O Festival Internacional de Curtas-Metragens do Rio de Janeiro, chamado Curta Cinema, acontecerá em formato online entre hoje (17) e o dia 24 de março. Comemorando 30 anos de existência, o evento trará mais de 108 curtas divididos entre as mostras Panorama Carioca, Panorama Latino-americano, Panorama 30 Anos - Miragem, Mostra Origens e Mostra Premiados de 2020.

Publicidade fechar X

Uma boa novidade nesta edição, está a inclusão de atividades voltadas ao mercado cinematográfico, são elas laboratórios de ideias, oficinas práticas e teóricas, palestras e masterclasses. Com o objetivo de estimular o setor, as atividades serão realizadas em formato online e gratuito via zoom. As inscrições podem ser feitas pelo site do Festival.

“Em 2020, realizamos a 30a edição online, mas apenas com as mostras competitivas nacional e internacional. Agora, ainda online e com recursos da Lei Aldir Blanc, estamos realizando a segunda parte da 30a edição, com programas e atividades que não realizamos em novembro. Todos nós tivemos que nos reinventar durante a pandemia e, ao invés de não fazer o Festival, optamos como muitos outros festivais Brasil afora, adaptar toda a programação para o online. O Curta Cinema, que é um festival tradicionalmente carioca, realizado nas salas de cinema, expandiu seus horizontes e hoje pudemos levar a cultura muito mais longe para atingir um número muito maior de pessoas”, explicou Ailton Franco, diretor do Festival, ao Portal Exibidor.

 Entre as atividades programadas estão o Laboratório de Ideias, que contará com presença dos roteiristas Paulo Lins e Sylvia Palma; Oficina Prática de Desenvolvimento de Projetos de Documentários em Curta-Metragem, com a diretora Beth Formaggini; Oficina Teórica Decibéis: As Fronteiras Entre os Curta-Metragens e os Videoclipes, com o jornalista e curador Duda Leite; Oficina Cinema Africano Contemporâneo, ministrada pelo cineasta Joel Zito Araújo, além das masterclasses e palestras.

Sobre o momento desafiador que estamos vivendo e o que reserva para o futuro do audiovisual e do mercado, Ailton finalizou dizendo: “O futuro próximo do audiovisual vejo uma tristeza pela eterna luta, mas agora ‘voltando algumas casas’. Nosso setor é combativo, não foge à luta. Sabemos que juntos somos muitos, vemos que teremos sempre um futuro promissor. O audiovisual, a cultura, são as maiores forças para o Brasil voltar a crescer.”

Compartilhe:

  • 0 medalha