Exibidor

Publicidade

Notícias /mercado / Pandemia

13 Abril 2021 | Renata Vomero

Os tradicionais Arclight Cinemas e Pacific Theatres terão atividades encerradas em Los Angeles

As redes contavam com 16 unidades e mais de 300 salas na região

Compartilhe:

(Foto: Yahoo)

Uma notícia desanimadora mexeu com o setor cinematográfico nesta segunda-feira (12). Os cinemas das redes Arclight Cinemas e Pacific Theatres, em Los Angeles, Califórnia, serão definitivamente fechados depois das paralisações causadas pela pandemia.



As duas redes eram operadas pelo grupo Decurion Corporation e seus cinemas ficaram fechados em todo o período da pandemia até o momento e, mesmo depois das liberações, não retomaram as atividades.

Segundo a imprensa, ficou inviável à empresa o pagamento dos aluguéis dessas unidades, estimando uma dívida de mais de US$2 milhões por alguns deles. Com isso, o grupo devolveu as chaves dos espaços para os proprietários.

“Esse não era o resultado que a gente queria, mas apesar de um grande esforço que esgotou todas as opções possíveis, a empresa não tem um caminho viável a seguir”, disse o grupo em comunicado.

Um dos cinemas a serem fechados será o Cinerama Dome Hollywood, operado pela Arclight. O espaço foi construído em 1963 e se tornou um marco para os cinéfilos da região, sendo a casa de importantes pré-estreias ao longo dos anos e, certamente, um dos locais favoritos entre os cineastas de Hollywood. Inclusive, o cinema já ganhou homenagens desses artistas nos cinemas, última delas de Quentin Tarantino em Era Uma Vez Em... Hollywood, de 2019.

Falando nisso, estes cinemas representam um espaço de memória afetiva tanto entre os fãs de cinema da região, quanto os profissionais da indústria. O anúncio do fechamento gerou comoção entre grandes nomes do cinema nas redes sociais.

Rian Johnson tweetou: "Bem, isso é uma merda. Todas as pessoas que trabalharam na ArcLight adoravam cinema, e você sentia isso. Mandando amor a cada porteiro, empresário e projecionista que arrasou com aquela camisa azul e tornou aquele um lugar tão especial”.

O cineasta Edgar Wright também comentou em sua rede, além do lamento, questionando o que pode ser feito para reverter a situação: “Tenho tantas lembranças ótimas e orgulhosas dos cinemas Arclight e Pacific. Mas eu não quero postar meus pensamentos no passado, pois não quero escrever um obituário. Meu primeiro pensamento foi: o que pode ser feito para ajudar?”

E isso abre uma porta para discutir o futuro destes tradicionais cinemas, já que o fechamento e a entrega de suas chaves não significa exatamente o fim de suas jornadas. Há ainda espaço para compras e aquisições e já existem rumores de que isso pode acontecer. Alguns deles envolvendo interesse da Netflix e até mesmo da Cinemark. No entanto, não há nada de concreto ainda.

Compartilhe:

  • 0 medalha