Exibidor

Publicidade

Notícias /mercado / Iniciativa

29 Abril 2021 | Renata Vomero

Sessão Vitrine comemora dez anos com programação especial

Edição terá lançamentos em formato híbrido

Compartilhe:

Cena do filme "A Torre" (Foto: Sessão Vitrine)

Comemorando dez anos desde sua criação, a Sessão Vitrine, da Vitrine Filmes, realiza a partir de hoje (29) a Sessão Vitrine - Especial 10 anos. Serão oito filmes brasileiros lançados, quatro longas e quatro curtas, e eles estrearão em formato híbrido, tanto nos cinemas abertos, quanto nas plataformas digitais.

Publicidade fechar X

“Desde sua última edição, o projeto assume a estratégia day-and-date de lançamento simultâneo nos cinemas e no TVOD. Acreditamos que as janelas apresentam formas de consumo distintas e atingem públicos diferentes, ampliando o alcance e a circulação dos filmes. Decidimos manter a estratégia nesta edição, permitindo que o acesso aos filmes também aconteça nas nossas casas, especialmente neste período de isolamento social”, comentou Talita Arruda, coordenadora da Sessão Vitrine. 

A programação contará com os longas Entre Nós, um Segredo, de Beatriz Seigner e Toumani Kouyaté, que conta a história de Kouyaté, um malinês que volta ao seu país atendendo a um pedido do avô; Chão, de Camila Freitas, que traz a vivência em uma ocupação das terras de uma usina em processo de falência junto ao Movimento Sem Terra; A Torre, de Sérgio Borges, que fala sobre masculinidade, e Desvio, de Arthur Lins, que traz os conflitos pessoais de alguém que acaba de sair da cadeia.

Já entre os curtas estão Looping, de Maick Hannder, um filme retrato de uma paixão negra e LGBTQIA+; Joãosinho da Goméa - O Rei do Candomblé, de Janaína Oliveira ReFem e Rodrigo Dutra, que apresenta o babalorixá Joãosinho da Goméa como narrador principal de sua história; Em Reforma, de Diana Coelho, uma história de amor e busca pela reaproximação entre mãe e filha, e Os Últimos Românticos do Mundo, de Henrique Arruda, uma distopia queer sobre o fim do mundo.

A Sessão Vitrine foi criada em 2011 com o objetivo de levar ao público uma produção de qualidade, que retrata a realidade brasileira em diversos aspectos, o projeto fomenta uma relação entre os públicos e os filmes, através de lançamentos e debates que aprofundam a discussão sobre os temas propostos, contribuindo, assim, para a formação de novas plateias, para a democratização do acesso ao cinema brasileiro, e, consequentemente, fortalecendo o circuito audiovisual como um todo.

Desta forma, a programação deste ano, como de costume, contará com debates online com as equipes de realização dos filmes, em parceria com o Projeto Paradiso. O valor dos ingressos para quem for aos cinemas será até R$ 12 (inteira). 

“A Sessão Vitrine é um projeto de difusão e democratização do cinema brasileiro. Conseguir patrocínio no meio da pandemia e da crise que nosso audiovisual se encontra foi um sopro de esperança para seguirmos lutando para levar filmes nacionais de qualidade para públicos de todo o Brasil. É fundamental que sigamos em defesa de políticas públicas que permitam a difusão de obras diversas e de qualidade reconhecida em grandes festivais de cinema. Seguiremos fortes e resistindo!”, reforçou o diretor da Vitrine, Felipe Lopes. 

O projeto Sessão Vitrine - Especial 10 anos é uma realização da Vitrine Filmes, em parceria com Canal Brasil, Projeto Paradiso, Cardume e MovieReading, e com o apoio do Governo do Estado de São Paulo, a Secretaria de Cultura e Economia Criativa, o ProAC, o Governo Federal e a Lei Aldir Blanc. 

Compartilhe:

  • 0 medalha