Exibidor

Publicidade

Notícias /mercado / Regulação

30 Abril 2021 | Renata Vomero

Oficialização de nomes para diretoria da Ancine é encaminhada ao Senado

Futuros diretores deverão ser sabatinados antes de assumirem as posições

Compartilhe:

(Foto: Ancine)

Em despacho encaminhado ao Senado nesta quinta-feira (29), o presidente Jair Bolsonaro pede a oficialização de Alex Braga como Diretor-presidente da Ancine, sucedendo oficialmente Christian de Castro, que teria mandato encerrado em outubro; e de Vinicius Clay como diretor da agência, sucedendo Alex Braga, que teria mandato encerrado em 14 de maio. Até o momento, Braga atuava em caráter interino e Clay como substituto.

Publicidade fechar X

No despacho, foi pedida a retirada da tramitação para que Edilásio Santana Barra, o Tutuca, se oficializasse como diretor. Ambos os diretores apontados pelo presidente ainda devem ser sabatinados pelo Senado para que a oficialização seja feita. Se realizada, ainda ficarão dois lugares abertos na diretoria da Ancine. O documento já foi publicado no Diário Oficial da União.

A movimentação era esperada já que o mandato de Alex Braga estava próximo do final e sua oficialização na posição estava sendo apoiada, inclusive, pelo Secretário Especial de Cultura, Mario Frias.

O que surpreendeu a muitos foi a retirada da indicação de Tutuca, que estava em tramitação desde fevereiro de 2020. No entanto, em mais de um ano desde a indicação, o servidor nunca foi chamado para ser sabatinado no Senado.

Segundo informações da jornalista Mônica Bergamo, da Folha de S. Paulo, com as duas vagas ainda desocupadas na diretoria colegiada da Ancine, Jair Bolsonaro também indicou que Mauro Gonçalves Souza, superintendente de registro da Ancine, assuma uma das vagas como diretor substituto. Ele seria seguido por Tiago Mafra dos Santos, como segundo substituto, e Jorge Luis da Rosa Gomes, terceiro. No entanto, no início da tarde, o presidente publicou um novo despacho pedindo que essa ação não tivesse mais efeito.

Clique abaixo para ver ampliado:

Compartilhe:

  • 0 medalha