Exibidor

Publicidade

Notícias /mercado / Preservação

13 Maio 2021 | Renata Vomero

Governo Federal ganha prazo para comprovar medidas de apoio à Cinemateca

União tem 45 dias para apresentar comprovações

Compartilhe:

(Foto: Cinemateca)

Seguindo todo o imbróglio relacionado à Cinemateca Brasileira, agora a Justiça Federal emitiu parecer obrigando o Governo Federal, por meio da União, a apresentar em 45 dias comprovações de que está trabalhando pela preservação do acervo da entidade, bem como pela retomada de seu conselho, responsável por sua operação.

Publicidade fechar X

A decisão foi tomada pelo juiz Marco Aurelio Castrianni, da 1ª Vara Cível Federal de São Paulo, em audiência conciliatória ocorrida nesta quarta (12). O magistrado também determinou que haja uma visita informal, de todas as partes que integram o processo, ao órgão cinematográfico, "nos próximos dias", sem especificar data e horário. As informações são da Folha de S. Paulo.

Em 2020, a Cinemateca não teve o contrato com a Acerp, a Associação de Comunicação Educativa Roquette Pinto, renovado, ficando parte do ano sem uma gestão concretizada. No início deste ano, foi decidido que sua administração ficaria com a União, que deixaria a gestão nas mãos da Sociedade Amigos da Cinemateca em caráter emergencial. Isso tudo depois de que o Ministério Público Federal entrou com ação impondo uma tomada de decisão quanto à gestão da Cinemateca.

No entanto, até o momento, o governo federal ainda não assinou a autorização para que essa entidade gestora ocupe o cargo. Desta forma, os impasses em torno da Cinemateca continuam os mesmos, crescendo o tamanho da preocupação e indignação das principais entidades e associações do audiovisual, que preveem uma possível tragédia, caso a situação não seja prontamente resolvida.

Compartilhe:

  • 0 medalha