Exibidor

Publicidade

Notícias /mercado / Análise

11 Junho 2021 | Renata Vomero

Deu Match: O papel do cinema na era dos relacionamentos digitais

Segundo o Tinder, o assunto é um dos mais citados na plataforma

Compartilhe:

"Doentes de Amor" integra a playlist de comédias românticas do Telecine (Foto: Divulgação)

O Dia dos Namorados está chegando e, com ele, sempre relembramos algumas das histórias de amor mais marcantes dos cinemas, que nos inspiraram e nos marcaram ao longo dos anos. O cinema e o romance sempre andaram de mãos dadas e não seria diferente nesta era dos relacionamentos digitais, em que os aplicativos de relacionamento se tornaram um dos meios mais usuais para se relacionar com alguém.

Publicidade fechar X

E qual a melhor maneira de conseguir engajar em uma conversa leve e ao mesmo tempo conseguir conhecer mais sobre essa nova pessoa? Sim, falando sobre filmes! Segundo dados divulgados pelo Tinder, o aplicativo de relacionamento mais popular no mundo, temas como cinema, pipoca, streaming e sofá estão entre os mais citados nas conversas e na descrição dos usuários. Filme é um termo comentado 25 vezes mais do que séries, por exemplo, e em janeiro, a palavra “streaming” teve um pico de menções na plataforma.

“Fica uma conversa leve, desde que seja uma pessoa que goste deste assunto, claro. Mas, no geral, todo mundo gosta, é difícil encontrar uma pessoa que não assista a nada. Então, um recomenda algo para o outro, começam a falar mais sobre isso, o que cada um gosta. O assunto tende a fluir mais. É bom para saber o que a outra pessoa gosta e se os gostos combinam. Talvez uma pessoa que goste de filmes de heróis e outra de filme francês, não vão combinar tanto na conversa”, comentou Adriana Nunan, doutora em psicologia clínica e coautora do livro Relacionamentos Amorosos na Era Digital, organizado com Maria Amélia Penido.

Os usuários acabam deixando pistas do que gostam na descrição ou nas fotos e isso já gera material para que as conversas caminhem neste assunto. Em outra pesquisa divulgada pelo Tinder, Quentin Tarantino apareceu como o diretor mais citado no aplicativo, principalmente entre homens com mais de 25 anos. Os outros cineastas citados com mais frequência no aplicativo são Stanley Kubrick, Woody Allen, Martin Scorsese e Wes Anderson.

Além dessas informações serem importantes para os pretendentes puxarem assunto e verem se os gostos combinam, tem por trás disso uma camada mais profunda e que talvez exponha uma das facetas mais interessantes do cinema.  A verdade é que a ficção, e neste caso os filmes, são sempre capazes de gerar debates, discussões e reflexões, desta forma, fica uma maneira leve e menos direta de as pessoas saberem mais o posicionamento de outras sobre determinados temas que acharem importantes, bem como entenderem a forma da outra pessoa se expressar, ver a vida, ter empatia, compreensão de contextos, etc.

“Você consegue perceber a cultura geral da pessoa, visões de mundo que podem ser importantes, também o posicionamento dela sobre diversas questões, porque o cinema suscita discussões, debates, então, é um jeito importante de conhecer a pessoa, sem perguntar algo diretamente. Neste momento, você consegue ver se a pessoa se expressa bem também”, explicou a psicóloga.

Sabendo que cinema e paquera são um match perfeito, o Tinder e o Telecine lançaram uma campanha muito interessante para este Dia dos Namorados. Aqueles que derem match com personagens de filmes da empresa de cinema ganharão 60 dias de assinatura do Telecine para desfrutarem com o paquera, o crush, ou o namorado. Aqueles que já tiverem a assinatura, ganharão um mês gratuito do pacote Gold no Tinder. Com isso, o Telecine preparou uma playlist especial de Dia dos Namorados, sem contar os lançamentos exclusivos do selo Première Telecine.

“Com a chegada do Dia dos Namorados e o único propósito de celebrar o amor, as marcas se uniram para promover o encontro perfeito com os melhores filmes e no conforto de casa. E como todo mundo já teve um crush em uma estrela do cinema ou personagem da ficção, nada melhor do que brincar com isso e fazer os usuários do Tinder darem like no lutador de boxe Adonis, interpretado por Michael B. Jordan em Creed II, por exemplo, e ainda ganhar 60 dias de acesso gratuito no streaming do Telecine”, explicou Izabela Martins, Gerente de Novos Negócios e Parcerias do Telecine, que complementou: “Assistir a um filme em boa companhia vai ser sempre uma experiência única, o que torna o programa ideal para o início da paquera. Desde a escolha do filme até os comentários, reflexões e debates pós sessão, assunto não vai faltar para puxar conversa e nem motivo para um novo encontro”.

E aí entramos em outra questão importante: o cinema não é só importante no momento da conquista e paquera, muito menos se restringe apenas às conversas no ambiente digital. O cinema, e aí entra o espaço físico, é um clássico dos primeiros encontros. Com isso, não é difícil encontrar casais que sem lembrem do primeiro filme que viram juntos ou que tenham naquela sala fortes memórias de importantes momentos do relacionamento.

O cinema sempre acompanha os casais, bem como o entretenimento como um todo. Atualmente, com a Netflix, foi inaugurado até o termo “Netflix cheating” (algo como, traindo na Netflix), usado quando uma das pessoas do relacionamento assiste a um episódio ou conteúdo sozinho, sendo que, na verdade, o casal havia combinado de assistir juntos.

Além disso, a experiência de cinema é importante para o casal, no sentido de que ela não fica restrita apenas ao momento do filme. É muito comum as pessoas se reunirem em um bar ou restaurante depois da sessão para discutirem ao que assistiram, prolongando aquele momento e ajudando a torná-lo mais especial, ou não, como exemplificou Adriana.

“O cinema é programa bem casal, tenho pacientes solteiras que não gostam de ir sozinhas e se sentem constrangidas, porque veem sempre os casais na sala. Neste sentido, para os casais, o programa tende a se estender para outro espaço, em que eles irão discutir o filme, como no bar, mas tem gente que não goste. Estava atendendo um casal que ele adorava fazer isso de sair para discutir um filme depois da sessão e ela não via sentido, achava que o filme acabava ali. Mas para ele isso era importante e isso virou uma questão, porque ele, que é filósofo, queria debater e saber a opinião dela. Ainda não conseguimos chegar a uma solução para eles”, finalizou.

Ou seja, o cinema nos acompanha em todas as etapas de um relacionamento e exerce um papel fundamental na aproximação dos casais, nos ajudando a ter um entendimento melhor sobre valores, posicionamentos ou gostos de quem estamos conhecendo. No fim, ele pode ser a ferramenta ideal para descobrirmos se o match foi perfeito.

Compartilhe:

  • 0 medalha