Exibidor

Publicidade

Notícias /mercado / Reabertura

30 Junho 2021 | Renata Vomero

Fechados há oito meses, cinemas da Alemanha reabrirão com fila na programação

25 títulos estão programados para estrear nesta retomada

Compartilhe:

(Foto: BBC)

Os cinemas da Alemanha estão autorizados a reabrir nesta quinta-feira, 1 de julho, depois de ficarem fechados por oito meses, desde outubro do ano passado, quando o país enfrentou uma dura segunda onda do coronavírus.

Publicidade fechar X

Agora, com a reabertura confirmada, os exibidores enfrentam novos desafios. O primeiro deles será o de dar conta da fila de filmes que estão prestes a estrear nos cinemas, cerca de 25 deles. O vencedor do Oscar, Nomadland (Disney), está entre eles, bem como o ganhador do Urso de Ouro de Berlim, I’m Your Man.

Sucessos de Hollywood também estarão na programação, como Godzilla vs. Kong (Warner), Pedro Coelho 2: O Fugitivo (Sony), Anônimo (Universal), Monster Hunter (Sony), entre outros. Isso sem contar os lançamentos de Hollywood que devem ter estreia mundial nas próximas semanas, como Viúva Negra, Os Croods 2 e Velozes & Furiosos 9, o grande fenômeno do momento e que terá a première europeia em Cannes.

Outra dificuldade está sendo em padronizar os protocolos de segurança para os cinemas nos 16 estados federais do país. A questão é que cada localidade tem a autonomia de implementar medidas mais rígidas a depender da situação da pandemia na região.

Por exemplo, a UCI tem regras diferentes para seguir em Berlim, onde é preciso que os clientes apresentem teste negativo de Covid-19 antes de entrar na sessão, uma regra que não se aplica em Postdam, por exemplo.

Em Berlim, foi liberado que haja o distanciamento de 1 metro e não mais de 1,5 m. O que permite que tenha distância de apenas um assento entre os espectadores. Em algumas regiões, ainda é obrigatório o uso de máscaras PFF2 e, em outras, não é obrigatório seu uso, ou está liberado um modelo mais simples, de pano, por exemplo.

A Alemanha vem registrando quedas semanais no número de casos, inclusive, apresentando agora as menores taxas da pandemia, com quase 50% da população vacinada com ao menos a primeira dose. As autoridades, no entanto, estão receosas com a disseminação da variante Delta pela Europa, o que fez a Alemanha restringir a entrada de turistas de Portugal e que impediu a total flexibilização das medidas no Reino Unido, que vê um aumento de casos causado pela nova cepa.

Com isso, os responsáveis pelas decisões, referentes ao controle da pandemia no país, decidiram que só liberarão totalmente os cidadãos das medidas restritivas, quando ao menos 70% da população estiver totalmente vacinada.

Compartilhe:

  • 0 medalha