Exibidor

Publicidade

Notícias /mercado / Evento

13 Julho 2021 | Renata Vomero

Festival de Gramado divulga seleção de filmes e indicados ao Kikito

Exibições serão feitas na televisão e streaming e evento segue sem versão presencial

Compartilhe:

"Homem Onça" está entre os selecionados (Foto: Divulgação)

Na manhã desta terça-feira (13) foram divulgados os filmes selecionados para a 49ª edição do Festival de Gramado. Repetindo o formato de 2020, neste ano os títulos serão exibidos na televisão e no streaming, sem formato presencial. O evento acontecerá entre 13 e 21 de agosto.

Publicidade fechar X

O festival, como tradicionalmente acontece, está dividido entre a mostra competitiva de longas nacionais, são aqueles que disputam o Kikito; a mostra competitiva de longas gaúchos, longas estrangeiros e também as mostras de curtas nacionais e gaúchos.

Entre os selecionados, está o novo filme de Aly Muritiba, Jesus Kid, baseado no livro homônimo de Lourenço Mutarelli, e que conta com Paulo Miklos e Sérgio Marone no elenco.

“Conheci o livro do Mutarelli em 2012 através do Sérgio Marone. Àquela época eu estava circulando com A Fábrica (um de meus curtas) pelos festivais e Sérgio o viu e gostou. Ele havia negociado os direitos de adaptação do livro do Lourenço há pouco e me convidou para escrever o roteiro. Tempos depois acabei assumindo a direção também”, explicou Muritiba. 

Também disputa o Kikito, Homem Onça, de Vinícius Reis e estrelado por Chico Diaz, com produção da Globo Filmes e distribuição da Pandora Filmes. O longa deve fazer a estreia no circuito comercial ainda neste ano.

“Em 2002, participei da competição do Festival de Gramado com meu primeiro longa-metragem A Cobra Fumou. Que alegria voltar agora com o Homem Onça, quase vinte anos depois. A cobra e a onça.... Eu solto os meus bichos na Serra Gaúcha, e é de lá que eles partem para o encontro com o público brasileiro. E eu torço muito para que esse encontro seja belo”, comemorou o diretor.

A cineasta Renata Pinheiro também está entre os indicados no festival com o seu Carro Rei, que mistura fantasia e drama social. O filme é protagonizado por Matheus Nachtergaele e fez sua première mundial no Festival de Roterdã, onde acumulou elogios.

“Fazer a estreia brasileira no Festival, este ano, vem com a sensação de participar de um importante momento histórico. 2021 é um ano em que estamos lutando contra dois males que assolaram o mundo, a pandemia de Covid-19, e a política devastadora da extrema-direita. Este é um filme que utiliza o gênero fantástico para tratar de assuntos duros e urgentes.  O longa, além de conter outras facetas, é a minha forma de tentar digerir os fatos recentes que ocorreram no Brasil desde 2013. O Festival de Gramado, nascido em 1973, certamente também precisou digerir o caminho tortuoso que a história brasileira já fez e se impor como algo importante e fundamental para o país. Mostrar anualmente um recorte da produção cinematográfica brasileira é uma atitude política. Com a pandemia, sua parceria com o Canal Brasil ampliou ainda mais seu público.  Nós que fizemos o Carro Rei estamos muito felizes em participar desta resistência”, declarou a cineasta.

A Suspeita, filme dirigido por Pedro Peregrino e estrelado por Gloria Pires, que também assina a produção, foi selecionado para o 49º Festival de Gramado. O longa tem roteiro de Thiago Dottori e argumento de Luiz Eduardo Soares. A produção é assinada pela Formata, em coprodução com Primeiro Segundo. A Imagem Filmes é responsável pela distribuição do filme que chega aos cinemas em novembro de 2021. 

Mais um destaque na seleção é A Primeira Morte de Joana, dirigido e roteirizado por Cristiane Oliveira. O longa foi produzido pela Okna Produções e teve sua première mundial no 51º International Film Festival of India, em janeiro deste ano.

"Fico muito feliz que, depois de rodar por muitos países em festivais, o filme vai chegar ao Brasil na competição do Festival de Gramado. Apesar de não ser presencial, torço que o formato atual possa levar o filme para muito mais gente", reforçou Cristiane.

Os outros filmes selecionados para concorrer ao Kikito foram O Novelo, de Claudia Pinheiro, e Álbum em Família, de Daniel Belmonte. Já na competição gaúcha estão A Colmeia, de Gilson Vargas; Cavalo de Santo, de Mirian Fitchner e Carlos Caramez, e Extermínio, de Mirela Kruel

Semelhante ao formato de 2020, neste ano, em parceria com o Canal Brasil, a maior parte dos títulos serão exibidos na televisão e no streaming Canal Brasil Play. Não se sabe como será realizada a cerimônia de premiação, em 2020 ela foi feita em formato presencial.

Confira os filmes selecionados:

 

Longas da mostra competitiva

A Primeira Morte de Joana

A Suspeita

Álbum em Família

Carro Rei

Homem Onça

Jesus Kid

O Novelo

 

Longas estrangeiros

Gran Avenida

La Teoria de los Vidrios Rotos

Planta Permanente

Pseudo

 

Longas gaúchos da mostra competitiva

A Colmeia

Cavalo de Santo

Extermínio

 

Indicados aos curtas nacionais

A Beleza de Rose (2020) - Ceará

A Fome de Lázaro (2020) – Paraíba

Animais na Pista (2021) – Paraíba

Aonde vão os Pés (2020) – Paraná

Da Janela Vejo o Mundo (2021) – Paraná

Desvirtude (2021) - Rio Grande do Sul

Entre Nós e o Mundo (2019) - São Paulo

Eu não sou um robô (2021) - Rio Grande do Sul

Fotos Privadas (2020) - Rio de Janeiro

Memória de Quem (Não) Fui (2021) – Rio de Janeiro

O que Há em Ti (2020) - São Paulo

Per Capita (2021) – Pernambuco

Quanto Pesa (2020) – Maranhão

Stone Heart (2021) – Amazonas

 

Curtas gaúchos indicados

Jardim das Horas (2020) - Porto Alegre

Cacicus (2021) - Santa Cruz do Sul

Era uma Vez... uma Princesa (2021) - Porto Alegre

Depois da Meia Noite (2020) - Caxias do Sul

Para Colorir (2019) - Porto Alegre

Um dia de primavera (2020) - Porto Alegre

Nave Mãe (2021) - Sapucaia do Sul

Rota (2021) - São Leopoldo

Tormenta (2021) - Porto Alegre

Não Sou Eu (2021) - Porto Alegre

Comboio pra Lua (2020) – Pelotas

Fé (2020) - Porto Alegre

Tom (2020) - Porto Alegre

Solilóquio (2020) - Porto Alegre

Nilson filho do campeão (2021) - Santa Cruz do Sul

Eu não sou um robô (2021) - Porto Alegre

Desvirtude (2021) – Porto Alegre

Noite Macabra (2020) – Canoas

Love do Amor (2019) - Restinga Sêca

Isso me faz pensar (2019) - Porto Alegre

Brecha (2021) – Pelotas

Rufus (2019) - São Leopoldo

Hora feliz (2021) - Porto Alegre

Trem do Tempo (2020) – Pelotas

 

 

Compartilhe:

  • 1 medalha