Exibidor

Publicidade

Notícias /mercado / Segurança

13 Julho 2021 | Renata Vomero

França exigirá comprovante de vacinação para entrada nos cinemas

Medida entrará em vigor a partir de 21 de julho

Compartilhe:

(Foto: AFP)

Como forma de conter a variante delta do coronavírus que se espalha pela Europa, a França anunciou uma série de medidas de restrição que entrarão em vigor a partir de 21 de julho. A principal delas será a exigência de um comprovante de vacinação para a entrada em estabelecimentos de cultura, entre eles o cinema.



A medida foi anunciada pelo próprio presidente Emmanuel Macron, nesta segunda-feira (12). A preocupação com a disseminação dessa nova cepa cresceu com o início do Festival de Cannes, que trouxe milhares de estrangeiros ao país e que obrigou a todos a apresentação deste passe.

A partir do dia 21 de julho, então, qualquer pessoa acima de 12 anos que queira entrar em algum estabelecimento cultural com mais de 50 pessoas terá que apresentar o Certificado Digital da União Europeia, uma espécie de “passe de saúde”, em que fica registrada a cobertura vacinal do cidadão ou até mesmo seu teste negativo para a Covid-19, caso tenha sido realizado recentemente.

A partir de agosto, a medida será estendida para lojas, bares, restaurantes, shoppings e aviões. Enquanto isso, as autoridades sanitárias francesas acompanham de perto a transmissão do vírus, bem como a vacinação, que agora está em 36,4% da população totalmente imunizada.

Com isso, Macron também tornou obrigatório que todos os profissionais da saúde se vacinem, também os grupos vulneráveis, chamados de risco para a covid-19. Essa é uma decisão tomada por temor a esta possível nova onda trazida com a nova variante e diante da resistência da população em tomar a vacina, principalmente a Astrazeneca.

Um estudo realizado em junho apontou que menos de 80% da população francesa é favorável à vacina, o que preocupa as autoridades, já que é necessário cerca de 85% das pessoas estarem vacinadas para se atingir uma imunidade coletiva. O governo não descarta a possibilidade de tornar a vacinação obrigatória no país, mas acredita que a exigência deste comprovante fará crescer a adesão ao imunizante.

Já sobre os cinemas, eles foram reabertos em junho e passaram por flexibilizações até poderem operar na ocupação máxima a partir do fim do mês. Tudo isso serviu como preparo para o Festival de Cannes, que começou em 6 de julho, e é o primeiro grande evento de cinema a ser realizado em formato presencial.

Compartilhe:

  • 0 medalha