Exibidor

Publicidade

Notícias /mercado / Evento

15 Julho 2021 | Renata Vomero

Brasileiro é único latino-americano selecionado em programa do Festival de Locarno

Bernardo Lessa está entre os oito convidados do U30

Compartilhe:

(Foto: Divulgação)

Bernardo Lessa, supervisor de distribuição da Vitrine Filmes, é um dos convidados a participar do Festival de Cinema de Locarno, na Suíça. O jovem profissional está entre os oito selecionados a participar do programa U30, voltado a jovens abaixo dos 30 anos e que se juntam para debater as tendências, insights e questões do mercado.



Com o convite, Bernardo, que tem apenas 23 anos, se torna não só o único brasileiro convidado, mas também o único latino-americano entre os selecionados para o programa. O Festival de Cinema de Locarno acontecerá entre os dias 4 e 14 de agosto na cidade suíça.

"O meu desejo e o que estou buscando no programa U30 é encontrar outros jovens profissionais do mundo e entender como eles estão passando por este momento tão maluco, como o time de Locarno está vendo os novos modelos de P&A, programação, lógica de janela de exibição, e em que direção essas questões tomaram em outros países", comentou no vídeo-carta de apresentação enviada aos organizadores do Festival.

Representando o Nordeste no festival, Bernardo, nascido na Bahia, se formou em cinema e audiovisual pela UFPE, de Pernambuco. Por lá, ele iniciou sua carreira no Cinema da Fundação Joaquim Nabuco, nas equipes de programação, curadoria e marketing.

“Ao entrar em contato com mais de 20 títulos por semana, e programar, junto à equipe, quase 300 filmes por ano, fiquei muito frustrado ao descobrir que não basta o filme ser bom para chegar às pessoas”, refletiu

Foi em 2019 que veio para São Paulo para integrar a equipe da Vitrine Filmes, onde teve uma percepção muito maior do mercado de cinema como um todo, principalmente, no que se trata do cinema nacional. Neste ano, ele também ajudou a desenvolver o Vitrine Lab - junto a Amanda Kadobayashi, Lívia Donadeli e Felipe Lopes -, um laboratório que oferece capacitação do segmento de distribuição a jovens profissionais de cinema.

Para democratizar o acesso ao conhecimento e agregar ao crescimento do mercado audiovisual brasileiro, Marina Kosa, diretora da Tanto Produções, e Bernardo criaram a página @TantoCinema, que conta com explicações do mercado, listas de editais abertos, notícias do momento e muito mais. Em pouco mais de 3 meses de criação, o perfil já conquistou mais de 6 mil seguidores.

Já sobre o mercado brasileiro, ele finaliza: “Para alcançar um novo público precisamos de novas histórias, novas pessoas, que o público se identifique. O Brasil está passando por um momento terrível politicamente, com um governo que joga contra a cultura, contra a preservação da memória, mas nós não vamos nos calar. Já resistimos uma vez, e podemos fazer novamente, se estivermos unidos”.

Compartilhe:

  • 11 medalha