Exibidor

Publicidade

Notícias /mercado / Oportunidade

19 Julho 2021 | Renata Vomero

Estão abertas as inscrições para a terceira edição da Residência Base

Programa promove imersão criativa para desenvolvimento de roteiros

Compartilhe:

(Foto: Divulgação)

A terceira edição da Residência Base Filmes está com as inscrições aberta a partir de hoje, 19 de julho. O programa gratuito estimula o diálogo e a troca entre roteiristas por meio de rodas de conversas e consultoria especializada. A iniciativa tem como objetivo desenvolver roteiros cinematográficos e dar oportunidade a novos talentos.

Publicidade fechar X

As inscrições poderão ser feitas pelo site da iniciativa e, nesta edição, por conta da pandemia, só serão aceitos candidatos do Estado de São Paulo que tenham realizado até dois filmes. O programa acontecerá entre 19 e 25 de setembro.  Os roteiristas selecionados ficarão hospedados na Pousada Fazenda Maristela (Tremembé). Os participantes serão testados antes e após a estadia, e deverão seguir os protocolos de segurança e as orientações da OMS para prevenção da COVID-19.

A última edição da Residência Base aconteceu em 2019 e recebeu mais de 300 projetos. Na edição de 2013, a primeira, foram desenvolvidos os roteiros de Para Minha Amada Morta, de Aly Muritiba, e Pela Janela, de Caroline Leone.

A ideia para a residência surgiu a partir da inspiração dos realizadores Esmir Filho, Mariana Bastos e Thereza Menezes, que participaram de projetos internacionais semelhantes. Desde a última edição, juntou-se a eles o produtor Fernando Sapelli.

“Os principais diferenciais da Residência Base Filmes são: o deslocamento do participante do ambiente de sua casa e trabalho para uma imersão na natureza; a consultoria individual ao ar livre; a energia criativa que ronda a casa quando todos estão trabalhando em seus roteiros; e a convivência nos espaços comuns que levam ao diálogo e potencializam os projetos”, reforçou Esmir Filho.

Para se inscrever, é necessário preencher uma ficha, e enviar um argumento de longa-metragem de cinco a oito páginas. As inscrições têm um número limitado de projetos, por isso é importante que os interessados se inscrevam o quanto antes. Uma comissão julgadora selecionará os projetos para a segunda etapa de entrevistas, e a partir dela, cinco projetos – de ficção, documentário ou animação – serão selecionados.

A Residência Base Filmes é um programa realizado com patrocínio da Bonfio, apoio do Projeto Paradiso, Pousada Fazenda Maristela e Navega. E produzido pela Claraluz Filmes e Saliva Shots.

Compartilhe:

  • 0 medalha