Exibidor

Publicidade

Notícias /mercado / Democratização

21 Julho 2021 | Renata Vomero

Cinesolar abre chamamento para seleção de curtas das periferias do Brasil

Coletivos, produtores e realizadores podem se inscrever até 9 de agosto

Compartilhe:

(Foto: Cinesolar)

O Cinesolar, projeto da Brazucah Produções que promove exibições de cinema itinerantes geradas por energia solar, abriu chamamento para seleção de 56 curtas de temática infanto-juvenil.  Os títulos selecionados farão parte da 1ª Mostra de Filmes Cinesolar: A Brincadeira tá on. Coletivos, produtores e realizadores das periferias do Brasil podem se inscrever até 9 de agosto.

Publicidade fechar X

O evento será realizado em formato online em outubro, mês das crianças, e conta com patrocínio da CPFL Energia. A mostra de filmes pretende ainda ampliar o alcance e a circulação da produção audiovisual independente brasileira. Além das exibições, também serão realizadas aulas masterclass, oficinas e entrevista.

Visando à descoberta de novos olhares e vozes de localidades descentralizadas de todo o Brasil e incentivar a economia criativa, a mostra irá priorizar obras de produtoras e coletivos independentes que atuam nas periferias das cidades brasileiras, comunidades tradicionais e produções realizadas por povos originários. O autor de cada filme selecionado vai receber R$500 como forma de licenciamento da obra, que será exibida pelo canal do YouTube do Cinesolar.

Serão aceitos curtas-metragens de até 25 minutos de duração das mais variadas linguagens, como documentário, ficção, experimental e animação. Cada proponente poderá submeter até três projetos para apreciação da curadoria, sendo que até dois desses podem ser selecionados para exibição.

“Sem dúvida será uma seleção com curtas incríveis e criativos, que refletem toda a originalidade e potencial artístico dos realizadores audiovisuais brasileiros. Já estamos ansiosos para receber este conteúdo”, afirma Cynthia Alario, sócia e fundadora da Brazucah Produções e idealizadora do Cinesolar.

Os interessados em participar da mostra deverão inscrever os curtas-metragens até o dia 09 de agosto por meio do formulário disponível na página do Cinesolar.  As obras selecionadas serão divulgadas até o dia 20 de setembro.

A 1ª Mostra de Filmes Cinesolar: A Brincadeira tá on é realizada através da Lei de Incentivo à Cultura e Proac, com patrocínio da CPFL Energia, apoio do Instituto CPFL e da Margem Entretenimento e realização da Brazucah Produções, Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, Governo do Estado de São Paulo, Ministério do Turismo e Governo Federal.

Compartilhe:

  • 0 medalha