Exibidor

Publicidade

Notícias /mercado / Lançamento

22 Julho 2021 | Renata Vomero

Aposta da Paramount nos cinemas, "Um Lugar Silencioso – Parte II" é um marco para a distribuidora: "O filme será o pontapé da nossa volta”

Produção estreia hoje nos cinemas brasileiros

Compartilhe:

(Foto: Paramount)

Depois de meses sem lançamentos nos cinemas, a Paramount Brasil faz seu retorno em grande estilo para o aguardado lançamento de Um Lugar Silencioso – Parte II, grande estreia desta cine-semana e uma aposta da Paramount nos cinemas. “O filme será o pontapé da nossa volta”, afirmou Luciana Falcão, diretora de marketing da distribuidora, em entrevista ao Portal Exibidor.

Publicidade fechar X

Embora tenham lançado O Poderoso Chefão de Mario Puzo em dezembro de 2020, uma nova versão do clássico, é com a sequência de terror que a distribuidora celebra este novo momento. O filme entra em cartaz com presença em 1082 salas e mais de 500 cinemas, com boa parte das praças abertas e maior flexibilização de horários, o que indica que o desafio enfrentado no início da retomada de 2021 para encontrar um bom espaço no calendário foi superado e a escolha da data se mostrou mais do que acertada.

“O que a gente tem buscado muito nas nossas negociações com a exibição é capacidade, então, acho que para a gente aqui hoje e para o mercado no geral é muito importante essa questão. Para programar o filme, quando desenhamos todo esse circuito, o foco estava na capacidade, então, agora conseguimos boas salas, formatos especiais, um circuito mais forte. Nos tornamos o filme da data, que foi muito acertada”, afirmou Thiago Madruga, diretor de vendas da distribuidora.

Caso alguém não se lembre, Um Lugar Silencioso – Parte II estava originalmente agendado para estrear em março de 2020 e depois de diversos adiamentos, encontrou seu lugar na programação da América do Norte em 28 de maio, fazendo ali abertura recorde para a pandemia, de quase US$50 milhões.

No Brasil, estava agendado para o começo de junho, mas com dificuldade em ter o melhor circuito e melhor lançamento possível, se posicionou para 22 de julho e, segundo as pesquisas de awareness nas redes sociais, tem de tudo para repetir ou superar o sucesso de outros mercados.

“Agora que a campanha se intensificou, a resposta é ‘finalmente o filme vem para o cinema’. Estamos muito confiantes, do ponto de vista da exibição e do marketing”, explicou Luciana Falcão. A campanha trazida nesta nova fase foi um recall do que já havia sido planejado antes da pandemia, no entanto, com tantas mudanças que aconteceram neste quase um ano e meio, também foram adicionadas algumas novidades: “Pela primeira vez compramos mídia no TikTok que é a grande vedete do novo mundo, então, estaremos presentes com a mídia de massa e os influenciadores, então, temos uma campanha que fala com o público jovem, então, temos vídeo com a Loud, que é um grupo gamer do YouTube, com os tiktokers falando do filme, tivemos um post da Gretchen, então, estamos bem estratégicos, para falar com todo mundo”, finalizou a executiva.

Diferente da estratégia adotada em outros territórios, Um Lugar Silencioso – Parte II terá lançamento tradicional, exclusivo nos cinemas. Respeitando uma janela de 55 dias até chegar em VOD e depois na TV paga e só depois disso chegar no streaming.

Embora reconheça a importância das plataformas, principalmente o Paramount+, a Paramount reforça o compromisso que tem com os cinemas e mais ainda neste importante lançamento, que se tornou uma grande aposta tanto da distribuidora, quanto dos próprios exibidores.

“A Paramount continua acreditando muito na experiência do cinema, tanto é que em nossa campanha toda a gente fala: exclusivamente no cinema. A gente quer que o filme faça sucesso na telona, garantimos uma janela boa para que dê tempo de ele ser visto nela e estamos muito confiantes que em cinema ele entregará resultados extremamente positivos”, reforçou César Silva, diretor-geral da Paramount Brasil.

Se adiciona na campanha a necessidade convencer o público a ir aos cinemas. Então, nos materiais há sempre a informação da data de estreia e um importante reforço em como a experiência de cinema é essencial para este filme. E realmente é, já que parte do suspense do longa se dá por meio do silêncio, quase mais um protagonista dentro da história, e esse tipo de imersão só se dá por completo dentro da grande sala.

Além disso, também tem grande importância neste título a questão da representatividade de pessoas com deficiência auditiva, caso de uma das personagens principais do longa, interpretada pela atriz surda Millicent Simmonds. Com isso, há a identificação com pessoas que têm a mesma deficiência e, claro, elas devem ser parte fundamental do público do filme.

Desta forma, é importante que os cinemas estejam preparados com os equipamentos de acessibilidade de conteúdo, já que a Paramount fornecerá, como costuma fazer em seus lançamentos, todos os recursos de conteúdo para tal.

“Temos todos os recursos de acessibilidade, tem audiodescrição, língua de sinais brasileira, tem legenda descritiva. Depende de os cinemas terem os aparelhinhos para entregar ao consumidor. Por causa da pandemia, os cinemas precisavam de um tempo para investir na adaptação para isso, mas têm uma série de complexos que já têm esses aparelhos, então, eles devem divulgar que têm essa ferramenta de recurso para as assistirem a este filme. A gente depende que os cinemas que têm esse recurso, divulguem, porque não sabemos cada um que tem”, salientou César.

Futuro

Embora Um Lugar Silencioso – Parte II seja o primeiro lançamento da Paramount nos cinemas neste ano, ele está longe de ser o último. Já em agosto estreia G.I. Joe Origens: Snake Eyes, com Henry Golding no papel principal; também chega Patrulha Canina – O Filme, em setembro, como uma bela opção para a família; em outubro a diversão fica por conta de Jackass Para Sempre, que teve o primeiro trailer lançado nesta semana gerando uma boa reação nas redes; e novembro está programado o mais do que aguardado Top Gun: Maverick, uma das principais apostas da Paramount neste último semestre; fechando o ano terá Clifford: O Gigante Cão Vermelho, também um título família.

“Nós vamos entregar um dos filmes mais divertidos do segundo semestre que é o Jackass, o trailer foi lançado terça-feira (20) e o relatório de 24 horas depois é espetacular, milhões de views e comentários muito positivos. Tenho certeza que uma das grandes surpresas do segundo semestre será o desempenho dele, é um outro filme para você assistir com a galera no cinema e para ouvir as gargalhadas das maluquices que aqueles caras fazem. Olha como nosso line-up está variado, desde o filme família, até o mega blockbuster de ação. Estamos confiantes e bem-preparados para o segundo semestre, vamos arrebentar!”, finalizou César.

Compartilhe:

  • 0 medalha