Exibidor

Publicidade

Notícias /mercado / Estudo

23 Julho 2021 | Renata Vomero

Cinema é a atividade cultural que os brasileiros mais sentiram falta na pandemia

Parceria entre Datafolha e Itaú Cultural revelou hábitos culturais do público

Compartilhe:

(Foto: iStock)

Em uma nova fase do estudo Hábitos Culturais, realizado pelo Datafolha e Itaú Cultural, foi confirmado que cinema é a atividade cultural que os brasileiros mais sentiram falta durante a pandemia.



A pesquisa foi feita com 2276 pessoas de 16 a 65 anos entre os dias 10 de maio e 9 junho. Destas pessoas, 67% responderam sentir falta de ir ao cinema, 32% citaram a saudade de atividades artísticas e 17% de frequentar um centro cultural.

Embora os números apontem para que o consumo de entretenimento digital se mantenha o mesmo, o público anda preferindo os eventos presenciais. 62% disseram  preferir ver um show ao vivo na plateia do que pela internet.

A gente bate muito na tecla aqui na Exibidor do quanto a experiência de cinema não pode substituir o entretenimento doméstico, muito por causa da qualidade de som e imagem, mas também pelo compartilhamento da experiência com outras pessoas, e é justamente este último item que mais chama a atenção dos brasileiros.

Apenas 2% dos entrevistados citaram preferir o presencial por conta dessas características técnicas, enquanto 41% ressaltaram que sentem faltam mesmo é do convívio social que essas atividades proporcionam. Este índice era de 20% no ano passado. Para 13% dos participantes do estudo, a carga emocional dessas atividades é maior no presencial.

A pandemia consolidou o hábito de consumo de entretenimento digital, que deve se manter mesmo depois de as atividades presenciais terem retornado normalmente. 80% dos entrevistados que assistiram a apresentações de música, dança e teatro online devem seguir consumindo neste formato. 67% disseram o mesmo para exposições e 78% para visitas virtuais e centros culturais.

Um dado que é muito evidente, ou até óbvio, em nosso dia a dia também foi refletido nos números do estudo: o quanto a cultura nos dá apoio emocional. Para 48% dos participantes que realizaram alguma atividade cultural no último ano, essa atividade ajudou a aliviar o estresse e 51% relataram diminuição da sensação de tristeza.

Compartilhe:

  • 0 medalha