Exibidor

Publicidade

Notícias /mercado / Streaming

10 Agosto 2021 | Renata Vomero

"O Esquadrão Suicida" é segundo lançamento híbrido mais visto na HBO Max

Análise da Samba TV registrou 2,8 milhões de visualizações nos EUA

Compartilhe:

(Foto: Warner)

Depois de saírem os números de bilheteria de O Esquadrão Suicida (Warner) no fim de semana, com resultados aquém do esperado, a Samba TV, que mede a audiência dos streamings nos EUA, anunciou a performance do filme na HBO Max. Segundo a empresa, o longa de James Gunn foi visto em 2,8 milhões de lares nos primeiros quatro dias nos Estados Unidos.

Publicidade fechar X

Desta forma, o filme tem a melhor performance entre as estreias da DC desde que a HBO Max foi lançado. Tendo em vista que Mulher-Maravilha 1984 alcançou 2,2 milhões de lares e o Snyder Cut da Liga da Justiça foi visto por 1,8 milhão de famílias.

Mesmo com o bom desempenho, o filme não supera os resultados de Mortal Kombat, até o momento a melhor performance de estreia na plataforma, claro, pensando em filmes lançados no formato híbrido. Mortal Kombat foi visto em 3,8 milhões de lares nos primeiros quatro dias de lançamento.

A informação é importante, porque são dois filmes com classificação R-Rated (+17 anos) lançados na pandemia. Embora Mortal Kombat tenha feito abertura menor do que a de O Esquadrão Suicida, o filme parece ter sido um acerto na plataforma.

Já a performance de O Esquadrão Suicida é boa, claro, mas deixa a sensação de que em nenhum formato o filme fez uma performance espetacular. Se o resultado mediano do cinema foi atribuído à insegurança do público devido à variante Delta, o desempenho na HBO Max, que parece não ter atraído mais público do que o normal para os 47 milhões de assinantes dos EUA, nos leva a pensar em duas hipóteses: de repente o sucesso do filme foi avaliado acima do real ou, infelizmente, foi impactado pela facilidade da pirataria que a disponibilidade no digital apresenta.

Embora não tenhamos acesso aos relatórios oficiais, alguns sites especializados colocaram O Esquadrão Suicida como o filme mais pirateado no Brasil no fim de semana -  lembrando que ele estreia na HBO Max só mês que vem. Isso vai ao encontro exatamente do que John Fithian criticou na semana passada sobre o formato simultâneo de lançamento.

“Acreditamos que o lançamento simultâneo de filmes é um péssimo modelo de negócios para o setor como um todo. A disponibilidade em casa canibaliza a venda de ingressos e a disponibilização de uma cópia digital no mesmo dia em que um filme entra nos cinemas agrava e acelera a pirataria. Uma coisa é gravar um filme com uma câmera de vídeo em um cinema e tentar obter uma cópia decente que sincronize com o áudio. Eles existem e muitas vezes não são muito bons. Outra coisa é ser capaz de extrair uma cópia original de um lançamento doméstico”, comentou o presidente da NATO em entrevista à Variety.

Em sua última apresentação para os investidores, em julho, a HBO Max reportou ter alcançado 67,5 milhões de assinantes globais e mais de 3 milhões só no último trimestre, sendo a maioria deles dos EUA. Isso mostra o quanto a estratégia de lançamento híbrido apenas na região pode estar sendo efetiva para atrair clientes. Os resultados de números de assinantes deste trimestre, com a estreia do filme da DC, só serão reportados no fim do período, em setembro.

Outro dado interessante que a Samba TV extraiu do lançamento da Warner foi o perfil da audiência que assistiu ao filme na plataforma. Segundo a empresa, o público de O Esquadrão Suicida é ligeiramente mais feminino (2% a mais) e com idade abaixo dos 44 anos. O filme foi visto por mais espectadores negros (+20%) e hispânicos (+20%).

Essa diversidade também é resultado do que é visto em tela, o elenco do filme do grupo de vilões da DC é formado por atores distintos, tendo Idris Elba entre eles e até mesmo a brasileira Alice Braga em tela. Isso se reflete na diversidade das audiências, um ponto alto para o longa, sem dúvida.

Compartilhe:

  • 0 medalha