Exibidor

Publicidade

Notícias /mercado / Apoio

17 Agosto 2021 | Renata Vomero

Projeto de cinema ao ar livre no Rio de Janeiro faz balanço do primeiro ciclo anual

Cinema Presente na Praça 300 empregos e contou com mais de 3.500 espectadores

Compartilhe:

(Foto: Divulgação)

O Cinema Presente na Praça, maior projeto cultural do Estado do RJ em 2020, encerra o ciclo anual, levando cinema gratuito a 18 cidades de todo o RJ, com mais de 3.500 espectadores com pipoca e refrigerante, 300 empregos gerados fomentando a economia local, e o Selo Verde de sustentabilidade com reciclagem das embalagens e plantio de árvores.



Em 2021, 75% dos municípios do RJ sem nenhuma sala de cinema. Por conta dos riscos de contaminação do coronavírus, os cinemas, teatros e espaços culturais foram os primeiros a serem fechados e a recuperação do setor anda a passos lentos. Diante desse cenário, as dificuldades da chegada de iniciativas culturais a esses lugares foram amplificadas.

"O Cinema Presente na Praça resgata a experiência do cinema ao ar livre, em família e em segurança, ocupando lugares públicos com cultura nacional em formação de plateia", contou Felipe Flores, diretor geral do Cinema Presente, e da Flores & Filmes.

O Projeto segue todos os protocolos de segurança da OMS contra a COVID-19, contando com distanciamento de 1m entre as cadeiras; túnel de descontaminação na entrada do evento; sanitização das cadeiras antes e entre cada sessão; uso obrigatório de álcool gel e de máscara para todos os presentes.

Além disso, o Cinema Presente também prioriza práticas da Economia Sustentável, garantindo a certificação do Selo Verde por conta da compensação das emissões de carbono produzidas. 2/3 de todo material descartável do evento é encaminhado para a reciclagem, como embalagens. Também é usado nas exibições um grande telão de LED, essa opção resulta em uma redução 75% no consumo de energia.

Fechando o ciclo anual, movimentando a economia de municípios dos quatro cantos do Estado do Rio de Janeiro e levando cultura a esses locais, o Cinema Presente na Praça apresenta as últimas duas sessões da sua primeira edição.

No sábado 21 de agosto, Guapimirim recebe o cinema itinerante em sua praça e, domingo 22 de agosto, Rio Bonito fecha a caravana com chave de ouro, celebrando o Dia Nacional do Folclore e a reabertura oficial do Calendário Cultural do Estado.

Compartilhe:

  • 0 medalha