17 Agosto 2021 | Renata Vomero
Com piora da pandemia nos EUA, "Hotel Transilvânia 4" pode ser adquirido pela Amazon
Se acordo for fechado, animação não será lançada nos cinemas
Uma notícia movimentou bastante as redes na noite de ontem (16). Segundo informações da Variety, a Sony e a Amazon estão próximas de fechar um acordo de US$100 milhões pela animação Hotel Transilvânia: Transformonstrão. Se o acordo for fechado, a animação não será lançada nos cinemas, mas globalmente no Amazon Prime Video.
Publicidade fechar X
Tudo indica que a mudança aconteceu por conta da preocupação causada pelo aumento de casos da Covid-19 nos EUA, o que fez, inclusive, que a Sony mudasse Venom: Tempo de Carnificina de data, passando de setembro para outubro.
A data de estreia nos cinemas de Hotel Transilvânia, até o momento, se mantém em 1 de outubro na América do Norte, e 7 de outubro no Brasil. A franquia de animação da Sony tem sido um dos produtos mais rentosos da major para o público infantil. Na totalidade, os três primeiros filmes da saga monstruosa têm faturamento de US$1,3 bilhão, o que mais do que justifica sua longevidade.
Não só o aumento de casos em si pode ter pesado na decisão, mas, com isso, veio a obrigatoriedade da vacina em muitos locais públicos, como em Nova York, e que deve ser implementado em outras cidades. A questão é que menores de 12 anos ainda não são contemplados pela vacinação e eles, obviamente, são o maior público-alvo do filme.
Embora o cenário não se aplique à nível global, é mais do que sabido a importância do circuito dos EUA, principalmente de Los Angeles e Nova York, para os lançamentos das majors. Hollywood, inclusive, só voltou a programar a maior parte de seus aguardados títulos quando essas praças reabriram, mesmo diante de pedidos dos exibidores de outros territórios. O momento pede cautela e atenção novamente, embora não haja sinalizações para novos fechamentos no momento.
Quanto à possível decisão da Sony, não é a primeira vez que a empresa adota a estratégia durante a pandemia. Única major a não ter um streaming próprio, a Sony fechou um acordo importante para primeira janela de streaming com a Netflix, mas neste caso seguindo a carreira tradicional de janela principal o cinema. E também, nos EUA, há uma parceria para segunda janela de streaming com o Disney+.
Fora isso, a major também negociou alguns títulos para serem lançados diretamente no streaming diante das dificuldades dos cinemas fechados. Entre alguns destes conteúdos, estão as animações A Família Mitchell e a Revolta das Máquinas e A Jornada de Vivo, ambos lançados na Netflix.
Já com a Amazon, a Sony fechou acordo para o lançamento de Cinderella, protagonizado pela cantora Camila Cabello. O filme ainda chegou a ser adiado para o meio do ano, no entanto, logo em seguida saiu a notícia da aquisição da Amazon. O longa ainda não estreou na plataforma.
A Amazon, por outro lado, tem sido uma das plataformas a se movimentar de forma mais estratégica neste momento de grandes aquisições, e não está economizando para isso. A empresa adquiriu Um Príncipe em Nova York 2, da Paramount, também o mais recente A Guerra do Amanhã, que adquiriu por quantia milionária e se tornou o filme mais visto em streaming na estreia. Também não se pode ignorar a compra do catálogo do MGM Studios, um dos mais tradicionais de Hollywood, pelo valor de US$8 bilhões.
Se a aquisição de Hotel Transilvânia se confirmar, é mais uma grande compra envolvendo a Guerra dos Streamings e a chance de ambos os lados encontrarem caminhos rentosos para passar por essa onda preocupante nos EUA. Ainda mais, com a aquisição a Amazon consegue abocanhar mais uma fatia do mercado oferecendo um título infantil mais do que atrativo para as famílias.
- 0 medalha