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17 Agosto 2021 | Renata Vomero

Com piora da pandemia nos EUA, "Hotel Transilvânia 4" pode ser adquirido pela Amazon

Se acordo for fechado, animação não será lançada nos cinemas

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(Foto: Sony)

Uma notícia movimentou bastante as redes na noite de ontem (16).  Segundo informações da Variety, a Sony e a Amazon estão próximas de fechar um acordo de US$100 milhões pela animação Hotel Transilvânia: Transformonstrão. Se o acordo for fechado, a animação não será lançada nos cinemas, mas globalmente no Amazon Prime Video.

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Tudo indica que a mudança aconteceu por conta da preocupação causada pelo aumento de casos da Covid-19 nos EUA, o que fez, inclusive, que a Sony mudasse Venom: Tempo de Carnificina de data, passando de setembro para outubro.

A data de estreia nos cinemas de Hotel Transilvânia, até o momento, se mantém em 1 de outubro na América do Norte, e 7 de outubro no Brasil. A franquia de animação da Sony tem sido um dos produtos mais rentosos da major para o público infantil. Na totalidade, os três primeiros filmes da saga monstruosa têm faturamento de US$1,3 bilhão, o que mais do que justifica sua longevidade.

Não só o aumento de casos em si pode ter pesado na decisão, mas, com isso, veio a obrigatoriedade da vacina em muitos locais públicos, como em Nova York, e que deve ser implementado em outras cidades. A questão é que menores de 12 anos ainda não são contemplados pela vacinação e eles, obviamente, são o maior público-alvo do filme.

Embora o cenário não se aplique à nível global, é mais do que sabido a importância do circuito dos EUA, principalmente de Los Angeles e Nova York, para os lançamentos das majors. Hollywood, inclusive, só voltou a programar a maior parte de seus aguardados títulos quando essas praças reabriram, mesmo diante de pedidos dos exibidores de outros territórios. O momento pede cautela e atenção novamente, embora não haja sinalizações para novos fechamentos no momento.

Quanto à possível decisão da Sony, não é a primeira vez que a empresa adota a estratégia durante a pandemia. Única major a não ter um streaming próprio, a Sony fechou um acordo importante para primeira janela de streaming com a Netflix, mas neste caso seguindo a carreira tradicional de janela principal o cinema. E também, nos EUA, há uma parceria para segunda janela de streaming com o Disney+.

Fora isso, a major também negociou alguns títulos para serem lançados diretamente no streaming diante das dificuldades dos cinemas fechados. Entre alguns destes conteúdos, estão as animações A Família Mitchell e a Revolta das Máquinas e A Jornada de Vivo, ambos lançados na Netflix.

Já com a Amazon, a Sony fechou acordo para o lançamento de Cinderella, protagonizado pela cantora Camila Cabello. O filme ainda chegou a ser adiado para o meio do ano, no entanto, logo em seguida saiu a notícia da aquisição da Amazon. O longa ainda não estreou na plataforma.

A Amazon, por outro lado, tem sido uma das plataformas a se movimentar de forma mais estratégica neste momento de grandes aquisições, e não está economizando para isso. A empresa adquiriu Um Príncipe em Nova York 2, da Paramount, também o mais recente A Guerra do Amanhã, que adquiriu por quantia milionária e se tornou o filme mais visto em streaming na estreia. Também não se pode ignorar a compra do catálogo do MGM Studios, um dos mais tradicionais de Hollywood, pelo valor de US$8 bilhões.

Se a aquisição de Hotel Transilvânia se confirmar, é mais uma grande compra envolvendo a Guerra dos Streamings e a chance de ambos os lados encontrarem caminhos rentosos para passar por essa onda preocupante nos EUA. Ainda mais, com a aquisição a Amazon consegue abocanhar mais uma fatia do mercado oferecendo um título infantil mais do que atrativo para as famílias.

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