Exibidor

Publicidade

Notícias /mercado / Resultados

19 Agosto 2021 | Renata Vomero

Venda de ingressos na França cai 41% com obrigatoriedade de comprovante vacinal

Medida entrou em vigor no fim de julho para estimular a imunização dos franceses

Compartilhe:

"Patrulha Canina" não foi afetado pela medida (Foto: Paramount)

Em julho, o presidente francês Emmanuel Macron anunciou que todos os estabelecimentos do país passariam a exigir o comprovante vacinal ou um teste recente de Covid-19 para a liberação da entrada. Os cinemas foram incluídos nesta regra.

Publicidade fechar X

A medida foi tomada devido ao avanço da variante delta no país e desaceleração do processo de imunização da população. A iniciativa gerou, por um lado, uma onda de protestos no país e, por outro, um aumento no número de vacinação.

De qualquer maneira, os cinemas foram impactados pela obrigatoriedade, que entrou em vigor no fim de julho. Segundo dados da Associação de Exibidores Nacionais da França, houve queda de 41% na venda de ingressos nesta semana e de 34% na semana de 4 de agosto.

“Isso é significativo porque podemos ver o impacto da lei entrou em vigor, e todos os cinemas, de multiplexes a cinemas de arte, agora têm que aplicá-la, enquanto anteriormente apenas as grandes redes como Gaumont-Pathe, UGC e A CGR foi obrigada a aplicá-la. Até agora, outros locais podiam receber clientes sem um passe de saúde, desde que limitassem a capacidade de público a 49 pessoas por sala”, comentou Stephane Landfried, membro da associação, ao veículo Variety.

 As comparações estão sendo feitas com os mesmos períodos de 2017, 2018 e 2019, ou seja, de antes da pandemia. A associação também analisou a venda de ingressos por títulos e todos foram impactados pela medida, como alguns filmes locais e até mesmo renomados filmes, como Titane e Annette que tiveram destaque em Cannes e venderam menos de 300 mil ingressos.

Os filmes de Hollywood se saíram um pouco melhor, entre eles o Patrulha Canina (Paramount), que vendeu 400 mil ingressos. Já Velozes & Furiosos 9 (Universal) não teve tanto sucesso na França, como em nível global, vendendo cerca de 2 milhões de ingressos.

Para a associação, os números destes títulos de Hollywood podem ser atribuídos ao perfil etário para os quais são destinados. Patrulha Canina é um filme infantil, e as crianças não são obrigadas a apresentar comprovante, sendo que muitas delas vão aos cinemas com seus avós já vacinados. Diferente da saga Velozes que tem como base um público mais jovem e que, justamente, está tendo maior resistência à vacinação.

Quando o Emmanuel Macron anunciou a medida, apenas um pouco mais de 50% dos franceses estavam imunizados. No entanto, a associação de exibidores acredita que desde então vem aumentando a procura pela vacina e que, dentro de um mês ou dois, os números vão melhorar nos cinemas, quando as pessoas tiverem completado seu esquema vacinal.

Compartilhe:

  • 0 medalha