Exibidor

Publicidade

Notícias /mercado / Mercado

19 Agosto 2021 | Renata Vomero

O2 Play lança ferramenta digital de auto-distribuição

Iniciativa visa conectar produtores com players globais

Compartilhe:

"A Todo Vapor" teve lançamento em 70 territórios internacionais (Foto: Divulgação)

A O2 Play acaba de lançar uma plataforma de auto-distribuição para conectar produtores e diretores com players do mundo todo. Por meio da iniciativa, os criadores podem subir seus projetos para serem diretamente avaliados por plataformas de streaming e VOD, tudo cm curadoria da distribuidora.

Publicidade fechar X

A estreia da ferramenta também vem acompanhada de um novo site, reformulado para destacar justamente a iniciativa inovadora. Entre alguns dos players confirmados entre os interessados em novos projetos estão Amazon Prime, iTunes, Google Play, Apple+, Now, entre outros. Dando a oportunidade de que estes conteúdos alcancem uma amplitude de territórios.

“A ideia é facilitar. Facilitar o acesso que a O2 Play tem com várias plataformas, facilitar o acesso dos produtores conosco através do nosso site e facilitar que os produtores tenham o seu conteúdo sendo ofertado”, reforçou Igor Kupstas, diretor da O2 Play.

Para justamente facilitar esse acesso, a plataforma foi desenvolvida da maneira mais prática possível para estes criadores. Os donos dos conteúdos primeiro preenchem um formulário com as informações básicas do produto, com isso a O2 Play analisa a proposta tendo como base o know-how do que cada plataformas está buscando, para depois passar os materiais pelo Quality Control. Depois de serem aprovados, os filmes ou séries são colocados nas plataformas digitais.

Assim, o executivo explica qual é o papel da O2 Play dentro dessa nova funcionalidade. “Somos agregadores, entregamos o conteúdo e cuidamos dos repasses comerciais. Caso o filme tenha legendas, conseguimos lançá-lo em algumas plataformas no mercado internacional. Para dar um exemplo, caso o filme tenha legendas em inglês e espanhol, conseguimos lançar em mais de 90 territórios no iTunes”.

É o caso do que aconteceu com Felipe Reis, criador da série A Todo Vapor!, que conseguiu, por meio da ferramenta, lançar a produção para mais de setenta países tanto de língua inglesa quanto de língua espanhola.  “A O2 Play nos fez a proposta. O resultado foi um lançamento fabuloso, com projeção na mídia e matérias no Estadão e na Rolling Stone Magazine. Queremos que essa parceria com a O2 Play perdure e resulte em muitos outros frutos", comentou.

A iniciativa chega em um momento em que há uma demanda gigantesca por novos conteúdos, muitos profissionais atuando para produzi-los e as plataformas em uma corrida descontrolada para terem os catálogos mais amplos e fortificados possíveis, é uma fórmula perfeita, e que pode ser acelerada justamente com ferramentas como a criada pela O2 Play, que ainda traz sua expertise para acelerar todas essas conexões.

“Temos acesso direto a muitas plataformas: ou seja, nós somos os curadores. Claro que precisamos seguir uma linha editorial diferente para cada uma, seguindo suas regras. A Amazon, infelizmente, parou de aceitar documentários, por exemplo”, ressaltou Kupstas, que ainda complementou: “Nossa expectativa é ajudar e incentivar os criadores de conteúdo independentes a colocarem suas obras nas prateleiras de forma menos burocrática e mais ampla, com mais modelos de negócios e serviços”.

Compartilhe:

  • 1 medalha