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30 Agosto 2021 | Renata Vomero

"A Lenda de Candyman" se torna primeiro filme dirigido por uma mulher negra a liderar a bilheteria norte-americana

Acima das expectativas do mercado, este pode ser o filme mais lucrativo da pandemia

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(Foto: Universal)

A estreia de A Lenda de Candyman (Universal) estava gerando um burburinho na imprensa por envolver fortes nomes do cinema atual. Entre eles, Jordan Peele, responsável pela produção do filme, o ator Yahya Abdul-Mateen II, além da diretora Nia DaCosta, agora primeira mulher negra a ter um filme na liderança da bilheteria norte-americana, um feito histórico.  O longa abriu na região com bilheteria de US$22,3 milhões, quando a expectativa era em torno de US$15 milhões. Os dados são da Comscore.

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Para os atentos, DaCosta foi a diretora selecionada para comandar o segundo filme da Capitã  Marvel nos cinemas, que se chamará The Marvels e tem estreia estimada em 2022. Com o resultado na região, o longa, que marca a sequência direta do filme deste universo lançado em 1992, tirou Free Guy – Assumindo o Controle (Disney) do primeiro lugar de arrecadação e o mais interessante disso é que, com os números do fim de semana, o longa pode caminhar para se tornar o título mais lucrativo da pandemia, tendo em vista que custou US$25 milhões para ser feito. O resultado fica ainda mais interessante se adicionarmos a variável de que este é um filme R-Rated (para maiores de 17 anos), o que restringe bastante o alcance de público do lançamento.

No entanto, é preciso ressaltar que o longa não superou Free Guy na bilheteria global, tendo faturado US$27,8 milhões, ou seja, maior parte da arrecadação veio da América do Norte. E isso tem ligação direta também com a estreia do filme da Disney na China, que tem gerado um gargalo de estreias de Hollywood. Apenas no país, o filme fez bilheteria de US$23 milhões, fazendo US$50,8 milhões globais no fim de semana e se aproximando do acumulado de US$180 milhões.

Brasil

A bilheteria deste fim de semana segue na mesma tendência da semana passada, com uma pequena queda e tendo renda abaixo dos R$10 milhões entre os dez filmes de melhor performance, que levaram 491,6 mil pessoas aos cinemas do país.

Free Guy – Assumindo o Controle (Disney) está fazendo bons números por aqui também. O filme arrecadou R$1,9 milhão com a venda de 100 mil ingressos. No acumulado, a produção liderada por Ryan Reynolds alcançou público de 300 mil pessoas.

Ele é seguido por O Esquadrão Suicida (Warner) que faturou R$1,7 milhão e fez público de 93,2 mil pessoas. Com isso, o longa ultrapassou o um milhão de ingressos vendidos. Uma boa marca para um filme para maiores de 16 anos e em plena pandemia.

A estreia de Infiltrado (Imagem) dá uma boa pista de que o brasileiro está querendo ver bastante adrenalina nas telonas. Dirigido por Guy Ritchie e protagonizado por Jason Statham, o filme fez abertura de R$1,5 milhão e com 77,6 mil ingressos vendidos.

Já a animação O Poderoso Chefinho 2: Negócios da Família (Universal) fez bilheteria de R$1,2 milhão e público de 73,6 mil pessoas. O longa se aproxima dos 500 mil ingressos vendidos.

Desta forma é consolidada a dobradinha da Universal, com A Lenda de Candyman. O longa abriu com R$849,7 mil e público de 45,9 mil. Um pouco menos do que outra estreia do fim de semana, Pedro Coelho 2: O Fugitivo, da Sony. A animação levou 48,2 mil pessoas aos cinemas. No entanto, faturou R$847 mil por conta dos ingressos em meia-entrada para o público infantil.

Os filmes de ação foram os grandes destaques no ranking de vendas da Ingresso.com. Entre os dias 26 e 29 de agosto Infiltrado foi o responsável por 17% dos tickets vendidos. Já Free Guy: Assumindo o Controle ficou na segunda posição com 16%, seguido de O Esquadrão Suicida e O Poderoso Chefinho 2 – Negócios da Família.

Ainda entre os top 5 do ranking aparece Shang-Chi e a Lenda do Dez Anéis, que está em pré-venda no aplicativo e no site da Ingresso.com e tem estreia marcada para o dia 2 de setembro.

São Paulo ficou na primeira colocação entre as cidades que mais frequentaram os cinemas no período, seguido por Rio de Janeiro, Curitiba, Campinas e Fortaleza.

 

América do Norte

Os filmes de melhor performance na bilheteria norte-americana somaram em torno de US$63 milhões, simular à semana passada e 58% do mesmo período de 2019. Esta é uma época que naturalmente marca um enfraquecimento da bilheteria local, pós alta temporada de verão. Ainda assim, a ameaça da pandemia segue se mostrando um obstáculo à recuperação total da indústria da região.

Como já dito anteriormente, A Lenda de Candyman ficou na liderança da bilheteria norte-americana, sendo seguido por Free Guy – Assumindo o Controle (Disney), que fez US$13,5 milhões e soma US$80 milhões. O longa é um forte candidato a entra no seleto grupo de filmes que ultrapassaram os US$100 milhões na pandemia na região.

Depois dele vem Patrulha Canina (Paramount), se mostrando um grande atrativo para as famílias. A animação faturou US$6,6 milhões em seu segundo fim de semana, chegando a um acumulado de US$24 milhões.

Em sua quinta semana, Jungle Cruise (Disney) arrecadou US$5 milhões, o que lhe garantiu a boa soma de US$100 milhões - olha, aí, um título que entrou no clube dos US$100 milhões na região! Nota-se aqui que este foi o último lançamento híbrido da Disney.

Fechando o quinteto, O Homem nas Trevas 2 (Sony) faturou US$2,8 milhões neste terceiro fim de semana e ultrapassa a soma de US$24 milhões.

Global

Também já mencionado acima, a liderança global ficou nas mãos de Free Guy – Assumindo o  Controle. A expectativa quanto ao resultado deste fim de semana era bem alta por conta da estreia na China, o que garantiu US$23 milhões ao filme. Com US$ 58 milhões, o filme se aproxima dos US$180 milhões.

Em cartaz em 52 territórios, A Lenda de Candyman faturou US$27,5 milhões, sendo US$5,2 milhões dos mercados internacionais e US$22,3 milhões da América do Norte. Já Patrulha Canina fez US$16,9 milhões, chegando a um total de US$61,8 milhões.  

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