Exibidor

Publicidade

Notícias /mercado / Mercado

23 Setembro 2021 | Renata Vomero

Com aquisição da Roald Dahl Story Company, Netflix ganha chance de criar seu próprio universo

Anúncio da compra foi realizado nesta quarta-feira (22)

Compartilhe:

(Foto: Netflix)

Nesta quarta-feira (22) saiu o anúncio na imprensa internacional de que a Netflix teria adquirido a Roald Dahl Story Company, a qual tem os direitos de adaptação da obra do escritor britânico Roald Dahl.  

Publicidade fechar X

Parece algo banal, no entanto, o autor é responsável pela criação de – nada mais nada menos – do que alguns dos maiores clássicos da literatura infantil, entre eles MatildaA Fantástica Fábrica de Chocolate e James e o Pêssego Gigante. 

Embora os valores de aquisição não tenham sido revelados, especula-se que seja o maior investimento da história da gigante do streaming em IP (propriedade intelectual). Segundo apresentado pelo The Hollywood Reporter, em 2017, a Netflix adquiriu a MillarWorld, empresa de quadrinhos, por um valor entre US$30 milhões a US$50 milhões.  

Com o vasto catálogo em mãos, a Netflix anunciou a criação de um extenso universo adaptando as histórias de Dahl para as telas. Não para por aí, a plataforma não quer apenas usar essas histórias para transformá-las em séries e filmes, mas também em jogos (um mercado que ela anunciou recentemente que vai entrar) e em experiências imersivas, como algumas iniciativas que a plataforma já criou no passado.  

Ao que tudo indica, a aproximação com essa ideia de adquirir os direitos da obra do autor não começou agora. Em 2018, a empresa anunciou que faria uma série animada baseada em A Fantástica Fábrica de Chocolate e, mais ainda, um filme musical de Matilda 

“Essa é uma união de forças para trazer algumas das histórias mais amadas do mundo aos fãs atuais e futuros. À medida em que trazemos esses contos atemporais para mais públicos em novos formatos, estamos comprometidos em manter seu espírito único e temas universais — ao passo em que também teremos liberdade criativa”, falou a empresa no comunicado do anúncio.  

A partir de agora, outros estúdios estão impedidos de adaptar as histórias de Dahl para qualquer mídia. Mas ainda tem um último lançamento a ser feito, pela Warner. Wonka, a prequel do querido personagem do universo, está programada para chegar aos cinemas em 2023, vivido pelo queridinho do momento, Timothée Chalamet.  

A gente já bateu bastante nesta tecla por aqui, mas é sempre bom lembrar que cada movimento deste tipo dentro do mercado de streamings tem mostrado o quanto estes players estão dispostos a entrar pesado na disputa acirrada que se esquentou na pandemia, com a grande concorrência abrindo espaço para a chamada Guerra dos Streamings. Este é apenas mais um capítulo nesta disputa. 

Compartilhe:

  • 0 medalha