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30 Setembro 2021 | Renata Vomero

Fundação CSN e DOCSP lançam podcast Documentários Transformam

Programa é apresentado pela jornalista Ana Paula Sousa

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(Foto: Divulgação)

O Edital Documentários Transformam, recentemente lançado em uma parceria entre a Fundação CSN (projeto Histórias que Ficam) e o DOCSP (Good Pitch Brasil), é o ponto de partida do podcast Documentários Transformam, apresentado pela jornalista Ana Paula Sousa.

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O programa tem como proposta trazer uma série de conversas  semanais com realizadores, produtores e distribuidores para debater sobre o potencial das campanhas de impacto no mercado audiovisual. 

O primeiro episódio já está disponível em todas as plataformas digitais e também no site oficial do projeto. “Documentários são capazes de transformar a realidade?” é o tema do primeiro papo entre Ana Paula e os convidados Luis Zaffaroni, fundador da DOCSP e responsável pelo Good Pitch Brasil; e Natasha Neri (Auto de Resistência), jornalista, cineasta, Mestre em Antropologia e pesquisadora nas áreas de Justiça Criminal e Direitos Humanos.

O podcast caminha ao lado do edital, aberto em 16 de setembro até 15 de outubro, e que tem como objetivo fomentar estratégias de distribuição que colaborem na discussão de temas relevantes para a sociedade brasileira, além de habilitar profissionais e produtoras do meio audiovisual para o desenvolvimento de campanhas de impacto.

 

Confira abaixo os temas e convidados dos próximos episódios:

Episódio 2 - Que tipo de impacto um documentário pode causar?

Um filme pode causar impacto de formas diferentes. Ele pode trazer um tema à tona, destacando algo que é familiar a muita gente, mas não teve ainda a esperada relevância. Pode investigar aquilo que ainda está oculto. Ou pode também humanizar visões arraigadas sobre determinados assuntos. Os documentários de impacto têm diferentes propósitos e formas e a semente da transformação está sempre na origem do projeto. Mas para que a mudança efetivamente aconteça, são necessárias também estratégias de distribuição capazes de potencializar o alcance do filme e do tema.

Convidados: Marcelo Diaz, diretor de “Maria Luiza”; e Sabrina Nudeliman, diretora de conteúdo da Elo Company.

Episódio 3 - Como engajar o público e conquistar novas audiências?

Assim como o filme, a campanha de impacto deve ter uma narrativa capaz de gerar engajamento. Essa narrativa deve estar colada àquilo que o documentário apresenta e o potencial da campanha dependerá sempre do próprio potência artístico do filme.

Para construir uma audiência nova é preciso buscar públicos que se mostrem sensíveis ao tema e sejam capazes de promover mudanças. Muitas vezes, pessoas, empresas ou intituições que já trabalham com determinada causa são incluídas nessas ações de engajamento.

Convidados: Estela Renner, diretora e co-fundadora da Maria Farinha Filmes; e Belisario Franca, diretor de Menino 23 e Paradoxo da Democracia. 

 

Episódio 4 - Como desenvolver uma campanha de impacto?

Um documentário, para ser considerado de impacto, precisa necessariamente carregar em sua estratégia de comunicação e distribuição uma campanha de impacto. Esse trabalho, na maioria das vezes, é feito por um produtor especializado, que deve articular o contato com públicos específicos e estabelecer alianças e parcerias. Caberá a esse profissional criar oportunidades de inserir o documentário no mercado de diferentes formas e desenvolver estratégias,  complementares ao plano de distribuição tradicional. 

Convidados: Rossana Giesteira, diretora de Mobilização e Engajamento do Good Pitch Brasil; e Rodrigo Díaz Diaz, produtor de impacto de Limiar. 

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