Exibidor

Publicidade

Notícias /mercado / Inclusão

07 Outubro 2021 | Redação

Favela.lab gera oportunidade para jovens periféricos no audiovisual

Projeto idealizado por ex-alunos da ESPM aborda temas da Agenda 2030 da ONU

Compartilhe:

Filme Diário de Bordo - 1ª turma do Favela.Lab (Foto: Divulgação)

Estão abertas as inscrições para o segundo ciclo do Favela.Lab, curso realizado pelo Observatório Internacional da Juventude e pelo Perifa Connection, com parceria da Groselha Produções e apoio da Fundação Ford e do Consulado Geral da República Federal da Alemanha. Voltado para jovens de comunidades e periferias de cidades fluminenses, o Favela.Lab tem o objetivo de capacitar os participantes como criadores de conteúdo e narradores de suas próprias histórias por meio do audiovisual. 

Publicidade fechar X

Para ajudar na realização do curso, o Favela.Lab conta com aulas teóricas e práticas, algumas ministradas por professores do curso de Cinema e Audiovisual da ESPM. Os participantes podem editar suas criações no laboratório da instituição. “Queremos  estimular o potencial desses jovens por meio de oportunidades na produção audiovisual que abordem temas da Agenda 2030 da ONU”, diz Thayná Ivo, ex-aluna da ESPM e uma das idealizadoras do Favela.Lab. “Entre os temas abordados estão segurança pública, direitos humanos, democracia, igualdade e comunidades sustentáveis.” 

Os candidatos devem ter entre 18 e 29 anos, ser residentes em favelas e comunidades da Baixada Fluminense, Niterói e São Gonçalo, ter acesso à internet e  interesse na formação de produção audiovisual para ações de impacto social. As aulas acontecem aos sábados, em dois turnos, manhã e tarde. Como ajuda de custo, os participantes recebem uma bolsa auxílio de 120 reais. As inscrições vão até  8 de outubro e os interessados devem preencher o formulário para o programa aqui.

“São jovens talentosos que ganham a oportunidade de mostrar suas habilidades no audiovisual e abrir possibilidades profissionais”, diz Hadija Chalupe, professora de Cinema e Audiovisual da ESPM e apoiadora do projeto. “É gratificante para todo professor ver nossos formandos fazendo diferença no mercado.” Participam do Favela.Lab, além de Thayná Ivo, Iury Santos e Gabriel Ribeiro, todos formados no curso de Cinema e Audiovisual da ESPM em 2019. 

Compartilhe:

  • 1 medalha