Exibidor

Publicidade

Notícias /mercado / Pandemia

12 Janeiro 2022 | Renata Vomero

Festival de Berlim altera formato e aumenta rigidez nas medidas de proteção

Evento será encurtado e capacidade de ocupação das salas será reduzida

Compartilhe:

(Foto: Divulgação)

O Festival de Cinema de Berlim anunciou algumas alterações em seu formato deste ano. O evento seguirá sendo presencial, no entanto, o período de realização foi encurtado para seis dias ao invés dos 11 previamente planejados. Desta forma, acontecerá de 10 a 16 de fevereiro.

Publicidade fechar X

Para além disso, a organização decidiu reduzir a capacidade das salas de exibição para 50%, também não serão realizadas festas ou recepções entre as exibições.  As medidas foram estipuladas por conta do agravamento da pandemia no mundo todo causada pela variante Ômicron.

Além disso, todos os presentes devem apresentar comprovante vacinal, um teste negativo recente para Covid-19 e se manter de máscaras, estas permanecem obrigatórias em todo o país.

A ministra de Estado da Cultura e Mídia da Alemanha, Claudia Roth, disse: “Queremos tornar a Berlinale possível e, de acordo com as deliberações atuais, podemos conseguir isso. Queremos que o festival envie um sinal para toda a indústria cinematográfica, para os cinemas e cinéfilos e para a cultura como um todo. Precisamos de cinema, precisamos de cultura. Claro, nos tempos de hoje, isso só pode ser gerenciado com alguns cortes dolorosos e com vigilância constante. A situação da pandemia é dinâmica e a Berlinale está se adaptando aos desafios resultantes”.

Desta forma, os organizadores reafirmam a importância de se manterem flexíveis diante dos desafios causados pela instabilidade da pandemia, mas acrescentam a importância da realização do festival para toda a indústria cultural e cinematográfica do mundo.

No entanto, o festival em si será o único a ser realizado no formato presencial, os eventos dele voltados para a indústria e outros programas serão todos feitos online, como o European Film Market, o Berlinale Co-Production Market, o Berlinale Talents e o World Cinema Fund.

Compartilhe:

  • 1 medalha