Exibidor

Publicidade

Notícias /mercado / Balanço

14 Janeiro 2022 | Renata Vomero

Público de cinema da França ficou apenas 23% abaixo de antes da pandemia

Venda de ingressos cresceu quase 50% com relação a 2020

Compartilhe:

(Foto: Divulgação)

A França é sempre um mercado interessante de se analisar, ainda mais durante a pandemia. Mesclando programação local com blockbusters de Hollywood, os cinemas franceses atraíram, em 2021, 96 milhões de espectadores desde a reabertura em maio, valor fica apenas 23,2% abaixo de 2019, ano de recorde para o país.



Ainda mais, os números se colocam 47,2% superiores aos valores de 2020, quando boa parte dos cinemas ficaram fechados. Os dados são da Comscore France, que ainda fez uma média da bilheteria total arrecadada pelo país: US$731 milhões.

Claro que os destaques da bilheteria ficaram com os grandes blockbusters de Hollywood, que voltaram para a programação em 2021. O filme de maior sucesso foi Homem-Aranha: Sem Volta Para Casa, que vendeu 5 milhões de ingressos. Também se destacam 007 – Sem Tempo Para Morrer, Duna, Encanto e Velozes & Furiosos 9.

Mas, como já sabemos bem, a França é modelo mundial de mercado por trazer políticas que reforcem a presença das produções locais em seus cinemas. Tendo isto em vista, mesmo com o sucesso de Hollywood, os filmes franceses também seguiram atraindo bons públicos ao cinema.

Com 40,8% de participação no mercado em 2021, alguns destes títulos também ficaram em destaque na bilheteria do ano, embora não no top 10. O maior deles foi Kaamelott – Premier Volet , uma comédia de aventura que vendeu 2,7 milhões de ingressos. Ainda assim, mesmo se tratando do mercado francês, o sucesso ficou nas mãos dos grandes lançamentos, fossem os de Hollywood, fossem os locais, deixando menos espaços para os lançamentos independentes.

Eric Marti, da Comscore France, apontou, em reportagem da Variety, que os 30 filmes de maior bilheteria acumularam 53% de todas as vendas de ingressos em 2021, em comparação com 44,6% em 2019.

“Os resultados de bilheteria no final do ano são bastante encorajadores, mas estamos vendo que as pessoas estão indo ao cinema para ver os maiores filmes que foram amplamente divulgados, deixando menos espaço para os filmes mais independentes”, disse Marti.

Os cinemas seguem abertos no país, mas os analistas apontam por uma queda de público causada pela determinação do governo de que todas as pessoas acima de 18 anos apresentem comprovante vacinal para entrada em espaços culturais e de lazer.

Compartilhe:

  • 1 medalha