Exibidor

Publicidade

Notícias /mercado / Cinema Nacional

19 Janeiro 2022 | Juliane Albuquerque

Seis filmes brasileiros estarão no Festival de Berlim 2022

Produções nacionais integram mostras paralelas da edição do festival alemão

Compartilhe:

(Foto: Divulgação)

Nesta quarta-feira, 19/01, foi anunciada a lista dos filmes que farão parte do Festival de Berlim 2022, que irá acontecer presencialmente de 10 a 16 de fevereiro na capital alemã. Na edição deste ano, as produções brasileiras ficaram de fora da seleção principal, mas estarão presentes em mostras paralelas. Ao todo, serão seis filmes nacionais em exibição no festival, um número maior que o das duas últimas edições.

Publicidade fechar X

Na mostra Panorama do Festival de Berlim, o filme Fogaréu, de Flávia Neves, irá representar o país. O longa tem roteiro baseado em histórias reais e fala sobre as estruturas coloniais e a desigualdade que resistem no interior do Brasil. No limite entre o real e o fantástico, entre o passado colonial e a modernidade avassaladora do agronegócio, a cidade de Goiás é palco do encontro entre a jovem Fernanda (interpretada pela atriz Bárbara Colen) e suas raízes.

Já na mostra Forum, dois filmes serão exibidos: Mato Seco em Chamas, que é uma coprodução entre Brasil e Portugal e foi dirigido pelo brasileiro Adirley Queirós e pela portuguesa Joana Pimenta, e Três Tigres Tristes, que tem direção de Gustavo Vinagre. Mato Seco em Chamas (que será exibido agora em janeiro no Festival de Cinema de Tiradentes) fala sobre as realidades da vida de três mulheres em Ceilândia, periferia de Brasília, e a relação sobre a venda de petróleo de oleodutos encontrados sob a cidade. Já o longa Três Tigres Tristes traz um olhar sobre a situação de jovens queer de São Paulo durante a pandemia de covid-19.

Entre os curtas-metragens, O Dente do Dragão, de Rafael Castanheira Parrode, que fala sobre o acidente nuclear de césio em 1987 em Goiás, estará na mostra Forum Expanded. Outros curtas brasileiros a serem apresentados no Festival de Berlim são Manhã de Domingo, de Bruno Ribeiro (também presente na Mostra Tiradentes), e Se Hace Camino al Andar, de Paula Gaitán.

Entre os filmes internacionais que estarão na mostra competitiva pelo aclamado Urso de Ouro do Festival de Berlim, podemos destacar o novo filme do diretor sul-coreano Hong Sang-soo, The Novelist’s Film; Peter von Kant, do francês François Ozon e a nova produção da francesa Claire Denis, Avec Amour et Acharnement – filme que irá abrir o festival e é estrelado por Juliette Binoche e Vincent Lindon.

Brasileiros em outros festivais

As produções nacionais também já marcam presença em outros importantes festivais de cinema pelo mundo no início 2022. Nos Estados Unidos, no Festival de Cinema Sundance, o filme brasileiro Marte 1 irá abrir o festival nessa quinta-feira dia 20/01, participando da mostra competitiva Cinema Mundial – o Festival de Sundance será todo online. Marte 1 é dirigido por Gabriel Martins, da Filmes de Plástico, uma produtora que nasceu na periferia de Contagem (MG).

Já no 51º Festival Internacional de Cinema de Roterdã, que irá começar no dia 26/01 e será no formato virtual, teremos o filme brasileiro Paixões Recorrentes, da diretora Ana Carolina Teixeira Soares. A história do longa gira em torno de decepções entre personagens brasileiros e estrangeiros isolados numa praia da costa do Brasil. O filme tem distribuição O2 Play e foi produzido pela Crystal Cinematográfica.

Compartilhe:

  • 1 medalha