Exibidor

Publicidade

Notícias /mercado / Mostra

18 Janeiro 2022 | Juliane Albuquerque

Mostra de Cinema de Tiradentes celebra seus 25 anos e exibe 169 filmes

Festival da cidade mineira abre o calendário do audiovisual brasileiro totalmente gratuito e online

Compartilhe:

Cena do filme "A cidade é uma só" (Foto: Divulgação)

Em 2022, a Mostra de Cinema de Tiradentes comemora 25 anos de existência celebrando uma trajetória de rica de realizações, reflexões, formação, exibição e incentivo do cinema brasileiro. Este ano o evento vai acontecer de 21 a 29 de janeiro com uma programação abrangente e gratuita com 169 filmes de 21 estados do país (sendo 64 longas, 3 médias e 102 curtas-metragens) entre apresentações de pré-estreias e mostras temáticas.

Publicidade fechar X

abertura da Mostra Tiradentes acontece na noite de 21 de janeiro às 21h, com homenagem ao cineasta Adirley Queirós, além da apresentação da temática “Cinema em Transição” e, ainda a exibição da pré-estreia de Fragmentos de 2016 em dois episódios, sendo este o mais novo projeto de Adirley, codirigido por Cássio Oliveira. O realizador do Distrito Federal será pauta central do debate a ser realizado no sábado e terá todos seus filmes exibidos dentro da programação da Mostra Homenagem, com títulos como Branco Sai, Preto Fica (2014) e Era Uma Vez Brasília (2017).

"Esta edição representa um momento histórico em nossas realizações, porque além de adaptar a programação e adequar as estruturas para este cenário pandêmico, planejamos uma série de ações comemorativas aos 25 anos da Mostra de Cinema de Tiradentes, que revisita esta trajetória que é testemunha do surgimento da nova geração de realizadores. A renovação é uma das marcas mais significativas que estampou o Brasil nas telas da Mostra Tiradentes e celebrar todas as conquistas revigora nossa alma", ressalta a Raquel Hallak, coordenadora geral do evento.

Inicialmente pensanda para ser em formato híbrido, a Mostra de Cinema de Tiradentes, por conta do avanço do número dos casos de covid pela variante ômicron, decidiu optar por apresentar em plataforma online todos seus filmes e demais eventos, seminários, debates e oficinas. A programação segue completa, com diferentes mostras como a Homenagem, Aurora, Praça, Olhos Livres e Mostrinha. Alguns destaques da programação são as pré-estreias de Manhã de Domingo, filme de Bruno Ribeiro e de Mato Seco em Chamas (2022) do homenageado Adirley Queirós e Joana Pimenta, ambos filmes selecionados para o Festival de Berlim 2022. Além de Diário Dentro da Noite, do ator e diretor Chico Diaz; A Colônia, de Virgínia Pinho e Mozart Freire; Carro Rei, de Renata Pinheiro; Capitu e o Capítulo, de Júlio Bressane, entre outros.

A programação poderá ser acessada gratuitamente de qualquer lugar, de 21 a 29 de janeiro de 2022 pela plataforma www.mostratiradentes.com.br

Compartilhe:

  • 1 medalha