Exibidor

Publicidade

Notícias /mercado / Estreia

20 Janeiro 2022 | Juliane Albuquerque

Eduardo e Mônica estreia em mais de 500 salas por todo o Brasil

Inspirado nos personagens criados por Renato Russo, filme brasileiro é um dos mais aguardados da temporada

Compartilhe:

(Foto: Divulgação)

Chega aos cinemas brasileiros nesta quinta-feira, dia 20/01, o filme Eduardo e Mônica (Downtown Filmes e Paris Filmes), dirigido por René Sampaio. O longa traz para as telas a história do mítico casal de personagens da música homônima de Renato Russo. Com presença em mais de 500 salas pelo país, a estreia do filme rodado em 2018 já era aguardada há um tempo, mas foi adiada por conta da pandemia.

Publicidade fechar X

Estrelado por Gabriel Leone e Alice Braga como Eduardo e Mônica, respectivamente, o filme acompanha o relacionamento desse casal que precisa superar muitas diferenças para viver um grande amor na cidade de Brasília em pleno anos 1980. Na história, os dois se conhecem por acaso em uma ‘festa estranha, com gente esquisita’ e se apaixonam, mas tem estilos de vida completamente diferentes. Mônica já está na faculdade e é intelectualmente profunda e Eduardo é um jovem sonhador do ensino médio que joga futebol de botão com o avô.

Seguindo fielmente a história da música, o longa traz a atmosfera da época e as situações que ambos passam para amadurecer e superar as adversidades para fazer o relacionamento dar certo. Com roteiro assinado por Matheus Souza, em parceria com Claudia Souto, Michele Frantz e Jéssica Candal, o filme se passa em 1986 – ano de lançamento do disco Dois, da Legião Urbana, que tem a música tema. Ao longo da trama o espectador atento vai encontrar homenagens a emblemáticos eventos da época.

Eduardo e Mônica marca a volta da parceria entre o diretor René Sampaio e a produtora Bianca De Felippes, responsáveis também por Faroeste Caboclo (2013), outro grande sucesso da banda brasiliense Legião Urbana, cuja adaptação cinematográfica foi vista por mais de 1,5 milhão de espectadores. O longa-metragem foi rodado em Brasília, no Rio de Janeiro e na Chapada dos Veadeiros durante oito semanas em 2018. A equipe principal contou com mais de 200 pessoas e, além de Bianca De Felippes e do diretor René Sampaio, o filme teve como diretor de fotografia Gustavo Hadba, o diretor de arte Tiago Marques, a produtora de elenco Marcela Altberg e o produtor executivo Gabriel Bortolini que também estiveram presentes na produção de Faroeste Caboclo.

Antes de estrear nas salas brasileiras, o filme percorreu festivais internacionais, como o Festival de Cinema de Miami e o Edmonton International Film Festival, onde conquistou em 2020 o prêmio de Melhor Filme. Desde o dia 14 deste mês, o longa está em cartaz em Miami e irá estrear no dia 27/01 em três cidades de Portugal. Eduardo e Mônica tem produção da Gávea Filmes, Barry Company e Fogo Cerrado Filmes, coprodução da Globo Filmes, produção associada da Reprodutora e distribuição da Downtown Filmes e Paris Filmes.

 

Compartilhe:

  • 1 medalha