20 Janeiro 2022 | Juliane Albuquerque
Panorama dos festivais e feiras de cinema no início de 2022
Como serão os principais eventos da indústria do cinema do início deste ano por conta do avanço da pandemia
Ao contrário do que muitos imaginavam, 2022 segue sendo um ano de enfrentamento da pandemia de covid-19 em todo mundo. Por conta do surgimento da variante ômicron, vários setores estão sentindo as consequências do grande aumento do número de casos desde o início do ano. E em toda a cadeia da indústria do cinema não tem sido diferente. Além do impacto nas produções, já observamos diferentes situações e alterações nos formatos dos principais festivais e feiras do mercado de cinema em diversos países do mundo.
Publicidade fechar X
Um dos mais badalados eventos do cinema independente, e um dos primeiros festivais de cinema a acontecer no calendário anual, o Festival de Cinema de Sundance (de 20/01 a 30/01) resolveu semanas antes do seu início anunciar que seria totalmente online, pelo segundo ano consecutivo, para não contribuir com o aumento de casos nos Estados Unidos – país que tem batido recordes de contaminação. Em Sundance, será exibido o primeiro filme do diretor mineiro Gabriel Martins, Marte 1. Mesmo virtualmente, os olhos da indústria seguem acompanhando o festival que dita tendências e revela novos realizadores.
Outro festival realizado no mês de janeiro que optou pelo formato totalmente online é o Festival Internacional de Filmes de Roterdã, que irá acontecer de 26/01 a 06/02. Neste festival o Brasil marca presença com a exibição do longa Paixões Recorrentes, de Ana Carolina Teixeira Soares. Ainda este mês, o Docpoint Helsinki Documentary Film Festival, na Finlândia, será online (31/01 a 06/02) e Goteborg Film Festival na Suécia, terá o formato híbrido, com sessões online e presenciais (28/01 a 06/02).
No Brasil, a tradicional Mostra de Cinema de Tiradentes, que acontece de 21 a 29/01, decidiu alterar sua programação (que seria híbrida) e ser transmitida virtualmente também por conta do avanço da variante ômicron no país. Já a Mostra Oju-Roda Sesc de Cinemas Negros manteve o formato híbrido, com sessões presenciais e online de 19/01 a 09/02.
Um dos eventos mais aguardados do universo cinematográfico para fevereiro, o Festival Internacional de Filmes de Berlim (10 a 16/02) decidiu ser totalmente presencial, mas alertou em nota oficial que alterou seus protocolos de segurança sanitária: irá exigir além do uso obrigatório de máscaras aos participantes, também a apresentação de testes negativos para a entrada no evento. Um dos mais badalados do setor, o Festival de Berlim será o primeiro grande “teste” de eventos de cinema em formato presencial do ano. O Brasil estará com seis filmes exibidos no festival nas mostras paralelas do Festival de Berlim.
Também na Alemanha, a feira de mercado de cinema European Film Market (10 a 17/02) optou por ser totalmente virtual, bem como o festival inglês BFI Future Film Festival UK, que será online (17 a 20/02). O único em formato híbrido a ser realizado em fevereiro será o irlandês Dublin International Film Festival (23/02 a 06/03).
Dos eventos de cinema previstos para março, vários estão se mantendo até então com suas programações presenciais ou híbridas – mas poderão alterar seus formatos de acordo com a evolução da situação da pandemia. Por ora, seguem da seguinte forma:
Glasgow Film Festival, UK – 2 a 13/03, híbrido
Miami Film Festival, EUA – 4 a 13/03, presencial
Sofia International Film Festival, Bulgária – 10 a 20/03, presencial
SXSW, EUA – 11 a 20/03, presencial
Hong Kong Asia Film Financing Forum, Hong Kong – 14 a 16/03, online
- 1 medalha