Exibidor

Publicidade

Notícias /mercado / Produções

19 Janeiro 2022 | Juliane Albuquerque

Novo avanço nos casos de covid-19 exige reforços nos protocolos de filmagem

Protocolos de segurança para produções audiovisuais são reforçados novamente no Brasil e no mundo

Compartilhe:

(Foto: Divulgação)

Entramos em um novo ano, mas a pandemia do coronavírus segue presente. 2022 iniciou com um grande aumento de casos de covid-19, devido ao surgimento da variante ômicron, o que vem afetando todos os setores produtivos em todo mundo. E, obviamente, esse crescimento no número de casos já está sendo sentido também na indústria audiovisual como um todo.

Publicidade fechar X

Para evitar a contaminação de mais pessoas e gerar possíveis desfalques nas equipes de produção das filmagens, diversas federações e sindicados do setor em todo mundo voltaram a publicar uma série de regras e protocolos para reforçar novamente os ambientes de gravação de produções audiovisuais. No Brasil, o SICAV (Sindicato da Indústria Audiovisual) em parceria com a Firjan SESI, elaborou uma nova edição do seu Guia de Saúde para orientar as empresas do setor para prevenir a doença

Logo no início de janeiro, a SINDCINE (Sindicato dos Trabalhadores na Indústria Cinematográfica e do Audiovisual dos Estados de São Paulo, Rio Grande do Sul, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Tocantins e DF) em parceria com a APRO (Associação Brasileira da Produção de Obras Audiovisuais ) e a SIAESP (Sindicato da Indústria Audiovisual do Estado de São Paulo) fizeram um comunicado coletivo à todas as entidades do setor para alertar do perigo do novo crescimento da pandemia de covid-19, bem como a epidemia de influenza ocorrendo ao mesmo tempo. No texto, eles reestabelecem as recomendações de segurança do Protocolo de Segurança e Saúde do Setor, destacando os seguintes itens:

* Necessidade de testagem para todos os técnicos que tenham ou não sido vacinados em 1ª, 2ª ou 3ª dose);

* Resultado positivo exige afastamento imediato do profissional testado;

* O uso obrigatório de máscara no set de filmagem, fornecimento e utilização de álcool em gel;

* Cumprimento da jornada máxima de 12 horas;

* Limite máximo de ocupação das áreas de segurança C (proximidade de câmera) conforme descrito no protocolo;

* Necessidade de transporte individual ou em vans com lotação máxima de 50% da capacidade de ocupação (vedado o uso de transporte público);

*Liberação das instalações de buffet, desde que sejam observadas as seguintes orientações – uso de luvas plásticas para o contato com utensílios; uso obrigatório de máscara facial ao se servir e manutenção das barreiras físicas entre as pessoas / distanciamento. 

Em Hollywood, a preocupação é bem semelhante para evitar desfalques nas equipes e até a interrupção de grandes produções (sendo que algumas já foram interrompidas, como a do filme da Universal, Ticket to Paradise, com Julia Roberts e George Clooney, que estava sendo rodado na Australia, onde o número de casos cresceu bastante).

Os principais estúdios de Hollywood reforçaram os protocolos de segurança e as entidades locais esperam até regras estabelecidas pelo CDC (Center of Disease Control’s) ainda mais severas por conta da explosão de casos nos Estados Unidos.

Compartilhe:

  • 1 medalha