Exibidor

Publicidade

Notícias /mercado / Festival

26 Janeiro 2022 | Juliane Albuquerque

Festival Internacional de Cinema Fantástico apresenta produções de mais de 30 países

Em sua 3ª edição, o festival leva ao público de Brasília filmes de fantasia, distopia, horror e ficção científica

Compartilhe:

(Foto: Divulgação)

Ao longo de seis dias, com programação híbrida, o III Festival Internacional de Cinema Fantástico traz, até o dia 30/01, no Centro Cultural Banco do Brasil de Brasília, a mostra competitiva e mostras paralelas com filmes de fantasia, terror e ficção científica revestem a programação, que contempla produções de mais de 30 países, incluindo também oficinas infantis e sessões de curtas na área externa coberta do centro cultural, e mostra online competitiva, com acesso gratuito pela plataforma InnSaeiTV.



A programação do festival tem como pontos referenciais filmes feitos por Méliès e jornadas literárias balizadas por Júlio Verne, entre outros tantos consagrados narradores de ilusões. São filmes que trabalham elementos sobrenaturais, distopia, objetos inanimados que ganham vida, maldições, teletransporte e outras fantasias em enredos criativos e assombrosos.

Na Mostra Brasil Fantástico, com longas em competição, um dos destaques é o longa O Cemitério das Almas Perdidasde Rodrigo Aragão, em que um jesuíta e seguidores, no Brasil colonial, são perseguidos por eventos extraordinários. Vencedor de prêmios no Festival de Gramado, o filme Carro Rei, da pernambucana Renata Pinheiro, é também crivado de ilusões, num enredo em que um rapaz consegue se comunicar com um carro. Outro destaque é Aurora — A rua que queria ser um rio, do brasileiro Radhi Meron, sobre uma rua inquieta com seu destino de desaparecimento, título incorporado à mostra Pesadelo nos Trópicos (competitiva de curtas-metragens).

A programação de filmes nessa terceira edição é em híbrido, sendo que a grande mostra competitiva é totalmente online e pode ser conferida de 25 a 28/01, com longas e curtas-metragens. Os melhores filmes recebem troféus e são escolhidos por júri profissional e pelo voto popular com votação pela própria plataforma InnSaeiTV. E nos dias 29 e 30/01, na área externa coberta do CCBB, a mostra Amarelinha traz sessões presenciais voltadas ao público infantil e infanto-juvenil com entrada franca.

A programação completa, incluindo atividades paralelas, pode ser conferida no site do do CCBB Brasília. Para fechar o festival, haverá uma sessão de encerramento e premiação online, dia 30/01, às 19h, com transmissão pelas redes sociais do festival.

Compartilhe:

  • 1 medalha