Exibidor

Publicidade

Notícias /mercado / Internacional

14 Abril 2022 | Renata Vomero

Festival de Cannes divulga seleção oficial de filmes e júri ainda se mantém em suspense

Festival acontecerá entre os dias 17 e 28 de maio

Compartilhe:

(Foto: Paramount)

Na manhã desta quinta-feira (14), a organização do Festival de Cannes anunciou os filmes selecionados para esta que será a 75ª edição deste que é um dos festivais mais relevantes do mundo. O evento acontecerá entre os dias 17 e 28 de maio.



Embora ainda haja espaço para mais filmes entrarem na seleção, como destacou Thierry Fremaux, diretor do festival, durante a coletiva, entre os títulos anunciados, estão aqueles que disputarão a Palma de Ouro, principal reconhecimento do evento.  18 filmes integrarão a Mostra Oficial.

É interessante que neste ano, mesmo já com estes grandes anúncios, o festival ainda não divulgou quem fará parte de seu renomado júri, muito menos quem irá presidi-lo, mantendo isso em tom de suspense.

Entre os selecionados se destacam nomes de diretores já consagrados, como David Cronenberg, apresentando Crimes of Future; Park Chan-Wok, com Decision to Leave; Claire Denis, com Stars at Noon; Kelly Reichardt, com Showing Up; James Gray, com Armageddon Time; Hirokazu Kore-eda, com Broker, além dos sempre aguardados irmãos Dardenne, que neste ano apresentarão Tori and Lokita. Também faz parte da seleção oficial Tchaikovsky’s Wife, de Kirill Serebrennikov, diretor russo que atualmente vive fora de seu país. Aqui vale o lembrete de que Cannes foi um dos festivais a se posicionar contra a guerra da Rússia contra a Ucrânia dizendo banir a presença de delegações russas ligadas ao governo nesta edição do evento.

Chama a atenção, no entanto, a diminuição de diretoras mulheres entre os selecionados. São apenas três em uma lista de 18 filmes. São elas Claire Denis, com Stars at Noon; Kelly Reichardt, com Showing Up, e Valeria Bruni Tedeschi, com Forever Young. O festival foi um dos primeiros a assinar, em 2018, um compromisso pela igualdade de gênero entre os filmes. No ano passado foram quatro mulheres entre os 21 selecionados, o que havia sido o maior número desde 2019.

Outros grandes títulos já estão confirmados para fazerem a aguardada première francesa no festival, dois deles são Top Gun: Maverick, homenageado no evento, e Elvis, cinebiografia do Rei do Rock protagonizada por Austin Butler e dirigida por Baz Luhrmann. Também terá uma exibição fora da competição o filme Three Thousand Years of Longing, de George Miller.

Outro desliza que chama a atenção é a falta de representação ibero- americana e latina. Ainda assim, temos uma representação brasileira entre os selecionados. O filme Armageddon Time, de James Gray, tem coprodução da RT Features, do brasileiro Rodrigo Teixeira.

 

Confira os títulos da Mostra Oficial:

 

Holy Spider, de Ali Abbasi

Les Amandiers, de Valeria Bruni Tedeschi

Crimes of the Future, de David Cronenberg

The Stars at Noon, de Claire Denis

Frere et Soeur, de Arnaud Desplechin

Tori and Lokita, de Jean-Pierre & Luc Dardenne

Close, de Lukas Dhont

Armageddon Time, de James Gray

Broker, de Hirokazu Kore-eda

Nostalgia, de Mario Martone

R.M.N., de Cristian Mungiu

Triangle of Sadness, de Ruben Ostlund

Decisions to Leave, de Park Chan-Wook

Showing Up, de Kelly Reichardt

Leila’s Brother, de Saeed Roustayi

Boy from Heaven, de Tarik Saleh

Tchaikovsky’s Wife, de Kirill Serebrennikov

Hi-Han (Eo), de Jerzy Skolimowski

 

Compartilhe:

  • 1 medalha