Exibidor

Publicidade

Notícias /mercado / Estratégia

17 Maio 2022 | Yuri Codogno

"Jurassic World: Domínio" é liberado na China e estreia será junto à América do Norte

Capítulo final da saga de sucesso no país entrará em cartaz no dia 10 de junho

Compartilhe:

(Foto: Divulgação)

Após autorização do governo chinês, Jurassic World: Domínio (Universal) irá estrear nos cinemas do país no dia 10 de junho, simultaneamente à estreia na América do Norte. As informações são da própria Universal, que confirmou a data de lançamento na China em sua conta oficial do Weibo, rede social local. A presença do filme em território chines é algo notável, visto que muitas produções estadunidenses – especialmente as da Marvel – não têm conseguido autorização para exibição nos cinemas da China. Os motivos das proibições são variados.

Publicidade fechar X

O terceiro filme da trilogia irá estrear na China e nos Estados Unidos uma semana após o lançamento internacional. Tal coincidência (ou estratégia?) possibilitará uma análise mais detalhada sobre as bilheterias dos dois principais mercados consumidores do mundo.

A presença de Jurassic World: Domínio na China é um importante marco para a Universal, que consegue emplacar um de seus grandes filmes do ano em um mercado cada vez mais ávido. Nos últimos anos, a China vem se destacando como a maior consumidora de filmes do mundo, elevando o faturamento dos maiores lançamentos estadunidenses.

Ao mesmo tempo, a entrada de Jurassic World: Domínio na China pode vista como um sinal de esperança para os exibidores do país, visto que as bilheterias foram severamente prejudicadas recentemente. Algumas das principais cidades chinesas, como Xangai e Pequim, estão se recuperando da última onda da pandemia do Covid-19.

A saga jurássica, tanto os filmes dos anos 1990 quanto a atual, é muito popular na China. Em termos de bilheteria, Jurassic World: Mundo dos Dinossauros (2015) e Jurassic World: Reino Ameaçado (2018) tiveram arrecadações históricas do país, alcançando respectivamente US$229 milhões e US$261 milhões.

O capítulo final da trilogia jurássica é dirigido por Colin Trevorrow e se ambientará quatro anos após os acontecimentos de seu antecessor. No filme, os dinossauros vivem ao lado de humanos, ameaçando sua existência. O elenco tem Chris Pratt, Bryce Dallas Howard, Daniella Pineda, Justice Smith e Omar Sy, além de contar com o retorno de algumas estrelas da trilogia inicial, como Laura Dern, Sam Neill, Jeff Goldblum e BD Wong.

Compartilhe:

  • 0 medalha