Exibidor

Publicidade

Notícias /mercado / Evento

21 Junho 2022 | Yuri Codogno

De volta ao presencial, começa hoje o 28º Festival de Cinema de Vitória

Evento acontecerá até 25 de junho

Compartilhe:

(Foto: Divulgação)

Entre os dias 21 a 25 de junho ocorre o 28º Festival de Cinema de Vitória -- Reencontro, no Centro Cultural Sesc Glória, no Hotel Senac Ilha do Boi e no Cine Metrópolis (UFES). O evento é uma edição especial de 2021, sendo um desdobramento da primeira parte realizada online em novembro do ano passado. 



Inteiramente gratuita, a programação contempla um recorte potente da produção contemporânea audiovisual brasileira. Durante os cinco dias de evento, será apresentada uma seleção de 30 filmes, entre curtas e longas-metragens, premiados com o Troféu Vitória e que foram exibidos em 2021 na edição virtual do 28º FCV.

 

FILMES PREMIADOS  

Entre as produções que serão exibidas estão Prata, de Lucas Melo, Troféu Vitória de Melhor Filme (Júri Técnico) da 25ª Mostra Competitiva Nacional de CurtasMirador, de Bruno Costa, Troféu Vitória de Melhor Filme (Júri Popular) na 11ª Mostra Competitiva Nacional de LongasO Peixe, de Natasha Jascalevich, Troféu Vitória de Melhor Filme (Júri Técnico e Popular) na 6ª Mostra Mulheres no Cinema; e Quimera, de Luísa Costa Miranda, Troféu Vitória de Melhor Filme (Júri Popular) na 10ª Mostra Foco Capixaba.

 

PRÉ-ESTREIAS

28º FCV - Reencontro também recebe dois filmes inéditos no circuito comercial e que são destaques na nova safra de produções brasileiras. Abrindo a programação do festival Os Primeiros Soldados, de Rodrigo de Oliveira, é uma produção capixaba da Pique Bandeira Filmes, que conta a história de um grupo de amigos que tenta sobreviver à epidemia de AIDS no começo dos anos 1980. O longa, que percorre festivais pelo mundo, foi premiado no 23º Festival do Rio 2021, na capital carioca, na 25ª Mostra de Cinema de Tiradentes, em Minas Gerais, no 52º International Film Festival of India, na Índia, e no 70º International Film Festival Mannheim-Heidelberg, na Alemanha.

Quem encerra a programação é Serial Kelly, de René Guerra, diretor cujo trabalho atravessa a história do Festival de Cinema de Vitória. O longa-metragem, que tem sua primeira exibição na cidade de Vitória, acompanha a agenda de shows de uma cantora de forró eletrônico em inferninhos pelo sertão e o rastro de mortes que ela vai deixando pelo caminho. O filme é protagonizado pela cantora Gaby Amarantos e tem produção da Bananeira Filmes.

 

FILMES CONVIDADOS

28º Festival de Cinema de Vitória - Reencontro irá exibir três longas-metragens convidados, que foram exibidos fora de competição na edição on-line do festival. As Sessões Especiais começam na quinta-feira (23), com a exibição do longa-metragem A Matéria Noturna, de Bernard Lessa. Na sexta-feira (24), será exibido o documentário Limiar, de Coraci Ruiz. Fechando as exibições, no sábado (26), Espero que Esta te Encontre e que Estejas Bem, de Natara Ney. Todas exibições acontecerão às 15 horas, no Centro Cultural Sesc Glória.

 

FESTIVALZINHO

O ano de 2022 também marca o retorno do Festivalzinho de Cinema de Vitória. A mostra chega a sua 21ª edição e tem como foco criar um intercâmbio entre estudantes da rede pública e o universo audiovisual, além de estimular a formação de plateia e desenvolver a sensibilidade do público infantojuvenil para o universo das artes.

As exibições deste ano acontecem nos dias 22, 23 e 24 de junho, sempre às 09 e 14 horas, no Cine Metrópolis, na Universidade Federal do Espírito Santo (UFES).

Serão seis sessões gratuitas, divididas em duas exibições diárias, para um público de mais de 1.800 crianças e adolescentes. Na programação: A Cápsula do Tempo, de Rodrigo Grota; Umbrella, de Helena Hilário e Mário Pece; Sobre Amizade e Bicicletas, de Julia Vidal; Stone Heart, de Humberto Rodrigues; Antes que Vire Pó, de Danilo Custódio; O Sonho do Zezinho, de Edmundo Lacerda.

 

HOMENAGENS 

Outro destaque do 28º FCV -- Reencontro são os lançamentos das edições impressas dos Cadernos das Homenageadas durante as coletivas.

A primeira homenagem vai para a atriz e diretora Marcélia Cartaxo e o lançamento do caderno acontece na quarta-feira (22), às 15 horas. A segunda é Margarete Taqueti, diretora, roteirista, pesquisadora, produtora, continuísta, atriz, dramaturga, cineclubista e gestora pública de cultura, e o lançamento do caderno será na quinta-feira (23), às 15 horas.

 

FORMAÇÃO

A programação também inclui uma série de atividades de formação que reafirmam o compromisso da Galpão Produções e do Instituto Brasil de Cultura e Arte (IBCA) com a formação, a educação e a instrumentalização de profissionais para diversas áreas do setor audiovisual. Todo o processo para as inscrições será on-line via formulário Google. Para oficializar o processo de inscrição, os inscritos devem entregar, na sede da Galpão Produções/ IBCA, um pacote de fralda geriátrica ou uma lata de leite em pó que serão doadas para o Asilo de Vitória, localizado no bairro Monte Belo, na capital capixaba.

Todas as informações sobre as oficinas e o formulário de inscrições estão disponíveis no site oficial.

 

28º Festival de Cinema de Vitória - Reencontro conta com o patrocínio do Ministério do Turismo e da ArcelorMittal, através da Lei de Incentivo à Cultura. Conta com apoio do Canal Like e da Universidade Federal do Espírito Santo e apoio institucional da Rede Gazeta. A realização é da Galpão Produções e do Instituto Brasil de Cultura e Arte (IBCA). Este projeto está sendo realizado com recursos públicos do Governo do Espírito Santo viabilizados pela Lei de Incentivo à Cultura Capixaba, da Secretaria de Cultura.

Veja a programação completa aqui.

Compartilhe:

  • 0 medalha